ESTATUA PARA ZUZA FERREIRA NO CAMPO DA PÓLVORA SALVADOR/BAHIA

  • HONRA AO MÉRITO ESPORTIVO!!

  • A  BAHIA  ESPORTIVA, PRECISA  HOMENAGEAR ZUZA  FERREIRA!

    O FUTEBOL "ENRIQUECE" A GRANDEZA DE VÁRIOS SEGUIMENTOS DO  MUNDO FUTEBOLÍSTICO  BAIANO,  DESDE O  DIA 28/10/1901, DATA  DA  INTRODUÇÃO   DO FUTEBOL DA  BAHIA, DESDE  O  PRIMITIVO CAMPO DA  PÓLVORA, ATÉ  A ATUAL IMPONENTE E MAJESTOSA, ARENA FONTE NOVA E ZUZA  FERREIRA  TEM TUDO A VER COM ESSA GRANDEZA DO HISTÓRICO FUTEBOL BAIANO. HOMENAGEAR JOSÉ  FERREIRA, O ZUZA FERREIRA, É UM DEVER JUSTO, JUSTÍSSIMO, PARA A HONRA  HISTÓRICA DO MARAVILHOSO, FUTEBOL  BAIANO!!!




Aspecto do jogo de Crickt no Campo Grande em 1873, realizado pela Colonia Igreja na Cidade de Salvador/Ba.,décadas depois foi fundado o time de Crickt do Vitória, que depois se Transformou no Clube de futebol.
Um dos primeiros clubes brasileiros, o Club de Cricket Victoria foi fundado no ano de 1899, em um a noite chuvosa do dia 13 de maio, quando os irmãos Valente, Arthur e Arthêmio, reuniram um grupo de amigos formado pelos mais representativos jovens da sociedade baiana, no casarão da família, no Corredor da Victória. Onde, hoje, está localizado o Edifício Casablanca.
Em 28 de  outubro de 1901, José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza, retorna da Inglaterra trazendo o Futebol. Reúne alguns amigos que jogavam críquete e promove o primeiro "baba" registrado em Salvador, no Campo da Pólvora. Anos depois Zuza chegou a jogar pelo Victória em partidas amistosas.
Logo em 1902, o Victória adotou o futebol como modalidade, assim como o atletismo, a natação e o remo. Ainda nesse ano, a agremiação mudou de nome para Sport Club Victória, pois o críquete já não era a único esporte praticado; e adota as cores vermelho e preto por sugestão do Sr. Cesar Godinho Spínola, vindo do Rio de Janeiro e ex-rema
fotografia

                                                                    Praça do Campo Grande no século  XIX



José Ferreira Junior, o Zuza Ferreira, o Introdutor  do Futebol na Bahia, ele Zuza, foi colunistas de jornais Baiano no seguimento Esportivo, com sua Coluna Esportiva denominada, "Helenicus",  inclusive  elaborou uma notável trabalho Estatístico, inédito, dos  sequencionais  de  jogos   entre  EC  Bahia x EC  Vitória, a partir  das  décadas de  1930/40. até  a década  de 1950,   Zuza Ferreira  a  os jogos  do  futebol baiano.. (gostaria  de   manter  Contactos  com descendentes  de  Zuza, para  ampliações  de  sua trajetória  de  Vida no futebol baiano (biografia), quando  faleceu, familiares, fotos  outras  de  Zuza Ferreira etc.. contactar  no Facebook  Chiquitinha Maravilha  ou  no  Blog Chiquitinha Maravilha).

Postada, dia 30 de dezembro de 2011



INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DA GRAÇA

No dia 15 de novembro de 1920 inaugurou-se oficialmente o Estádio da Graça, naquele tempo, tido como um dos melhores do Norte/Nordeste brasileiro. A utilização do estádio, todavia, se antecipou em três semanas à inauguração. O primeiro jogo na nova praça de esportes se verificou no dia 24 de outubro, quando o Fluminense goleou o Yankee por 6 x 0, em jogo válido pelo campeonato baiano. Abriu a contagem o ponta-esquerda Natalino, que foi, assim, o autor do primeiro gol no Estádio da Graça.
No dia da inauguração oficial, extensa foi a programação dos eventos, incluindo um desfile com atletas dos clubes filiados, números de ginástica sueca e luta romana e, finalmente, o grande jogo de inauguração, entre dois combinados, formados por jogadores que se destacavam no campeonato, ainda em andamento. O de camisas azuis formou com Astrolábio (Bahiano de Tênis), Santinho (Associação Atlética) e Juvenal (Internacional); Arruda (Associação Atlética), C. Araújo (Vitória) e Dionísio (Vitória); Climerinho, C. Costa (Bahiano de Tênis), João Tarquínio (Vitória), Liberato (Associação Atlética) e Revelação (Associação Atlética). O de camisas brancas foi assim formado: Demétrio (Fluminense), Carapicu (Fluminense) e Durval (Botafogo); Anísio Silva (Fluminense), Máximo e Neco (Fluminense); Francisco (Botafogo), Raul (Botafogo), Popó (Fluminense), Joaquim (Fluminense) e Satu (Fluminense). O resultado final foi a vitória dos azuis por 3 x 2.
Quatro dias depois, em homenagem ao Dia da Bandeira, dois novos combinados foram organizados para um jogo igualmente festivo. O combinado branco venceu o vermelho por 2 x 0, gols de Popó e Piedade.
Fonte: Almanaque Esportivo da Bahia. 


 Foto na  pesquisa  de  Chiquitinha  Maravilha, inicio da  década  de  2000, Arquivo Público Mineiro/IBGE, Estádio da  Graça,em 1924, com  torneio inicio do campeonato Baiano.

ESTÁDIO ARTHUR MORAIS (CAMPO DA  GRAÇA
 Por Chiquitinha Maravilha.

Estádio  Arthur  Morais (Campo  da  Graça), localizado na Av.  Euclides   da  Cunha, bairro  da  Graça, cidade  de Salvador  /Bahia. este  Estádio, foi  o 1º  edificado na  Bahia e foi Inaugurado no ano de 1919,  e alavancou  o  futebol  primitivo até então, disputada as  partidas, nos primitivos campos  da  Pólvora (onde  tudo começou), campo do Prado do do Vermelho, ambos na  cidade  de  Salvador.  Na foto  acima, Torneio Início  do futebol  baiano no Campo  da  Graça (Estádio  Arthur  Morais),  ano  de 1924,  foto do Arquivo Público Mineiro (IBGE), na  pesquisa  de  Chiquitinha Maravilha, xerocado no IBGE/Ba, em  2004, e  digitalizado em 2007/Dias D'Ávila/Ba.
Texto elaborado por Chiquitinha Maravilha, baseado em pesquisas intensivas em jornais baiano,  e   artigos impressos.

 Nota:

Observem os uniformes das equipes, "alambrados", Banda Musical, times perfilados, juízes, arquibancada coberta engalanada, a marcação do campo de jogo, num visual incrível de beleza e originalidade para a época, onde pela foto Campo ou Estádio da Graça (Arthur Morais) em 1924 por ocasião de um Torneio Comemorativo, mostra que o Baiano já amava e idolatrava o futebol como nunca no Brasil.

                          Chiquitinha Maravilha: 
  HISTÓRICO: GALÍCIA x VITÓRIA "JOGO DO ...
Chiquitinhamaravilha.blogspot.com706 × 490Pesquisa por imagem
Técnico Vassil Barbosa, orienta jogadores do Galícia, Campo da Graça p/ Quebrar oTabú de 9 anos sem vencer Vitória! Sílvio Mário, Lai, Vadinho, ..  Frank Chagas, o 3º  sentado   da  esquerda  p/ direita
       Estádio Arthur Morais/Campo da  Graça, cidade  de Salvador,   década  de  1930/início...

ARENA  FONTE  NOVA, EXPOENTE  MAIOR!  ESTRELA CINTILANTE  DO FUTEBOL  BAIANO  A PARTIR  DE  2013.


ZUZA  FERREIRA
Chiquitinha Maravilha


PARABÉNS A JOSÉ FERREIRA JUNIOR, O ZUZA FERREIRA! O INTRODUTOR DO FUTEBOL BAIANO, TODAS AS HOMENAGENS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS PARA ZUZA FERREIRA NO FUTEBOL BAIANO. A EDIFICAÇÃO DE UMA ESTATUA DE BRONZE COM UMA BOLA NAS MÃOS, NUM PEDESTAL NO CAMPO DA PÓLVORA, LOCAL SAGRADO DO FUTEBOL BAIANO, É DEVER, UMA DIVIDA SAGRADA DE TODOS OS SEGUIMENTOS LIGADO AO FUTEBOL,

 ESPECIALMENTE AOS GOVERNANTES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL(GOVERNADOR RUI COSTA) E DO MUNICIPAL (PREFEITO ACM), E AOS LEGISLADORES MUNICIPAL (VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR) E ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ESTADUAL (SRS. DEPUTADOS ESTADUAIS), NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO-LEI, PARA HOMENAGEAR ZUZA FERREIRA. 

VAMOS HOMENAGEAR NO ANO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL E NA BAHIA (AINDA    EM 2015, NÃO  FOI  HMENAGEADO), O LEGADO ESPORTIVO DEIXADO POR ZUZA FERREIRA EM PROL DA MEMÓRIA DO FUTEBOL BAIANO E BRASILEIRO EDIFICANDO A ESTATUA CITADA, SERÁ UMA QUESTÃO DE HONRA AO MÉRITO AO INTRODUTOR DO FUTEBOL NA CIDADE DE SALVADOR/BAHIA NO DIS HISTÓRICO E INESQUECÍVEL 28 DE OUTUBRO DE 1901 NO SOLO SAGRADO DO CAMPO DA PÓLVORA OU CAMPO DOS MARTÍRIOS! VIVA ZUZA FERREIRA! E VIVA PARA SEMPRE O FANTÁSTICO FUTEBOL BAIANO!




José Ferreira Junior, o Zuza Ferreira, o Introdutor  do Futebol na Bahia, ele Zuza, foi colunistas de jornais Baiano no seguimento Esportivo, com sua Coluna Esportiva denominada, "Helenicus",  inclusive  elaborou uma notável trabalho Estatístico, inédito, dos  sequencionais  de  jogos   entre  EC  Bahia x EC  Vitória, a partir  das  décadas de  1930/40. até  a década  de 1950,   Zuza Ferreira  ainda  vivo,     acompanhava      os jogos  do   futebol baiano.. (gostaria  de   manter  Contactos  com descendentes  de  Zuza, para  ampliações  de  sua trajetória  de  Vida no futebol baiano (biografia), quando  faleceu, familiares, fotos  outras  de  Zuza Ferreira etc.. contactar  no Facebook  Chiquitinha Maravilha  ou  no  Blog Chiquitinha Maravilha).  

BREVIÁRIO HISTÓRICO /INTRODUTIVO!
Chiquitinha Maravilha

NESSE ANO DE 2016, A PARTIR DO DIA 30 DE JANEIRO, COMEÇA MAIS UM CAMPEONATO DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA BAHIA/FBF. NA SUA CENTÉSIMA PRIMEIRA EDIÇÃO (111 ANOS), COM A PARTICIPAÇÃO DE 12 EQUIPES

FUNDAÇÃO DA 1ª LIGA DE FUTEBOL

NO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1904, FOI FUNDADA A LIGA BAHIANA DE SPORTS, COM 4 CLUBES FUNDADOS, E NO ANO DE 1905 TEVE INÍCIO O PRIMEIRO CAMPEONATO DE FUTEBOL, SENDO CAMPEÃO O CLUB INTERNACIONAL DE CRICKET,QUE DISPUTOU O REFERIDO CAMPEONATO COM MAIS 3 CLUBES.

ESTATUA  DE  BONZE PARA  ZUZA  FERREIRA

POR TODOS ESSE FATOS  HISTÓRICO  REPORTADO É  QUE  HOMENAGEAR   ZUZA FERREIRA, O INTRODUTOR  DO FUTEBOL BAIANO, ´PE  UMA  QUESTÃO  MERITÓRIA,  E  HONRRATIVA, E  DE  IMEDIATO,    EDIFICAR UMA  ESTATUA   DE  BRONZE  TAMANHO NORMAL   COM A  FIGURA DE  ZUZA  FERREIRA  SEGURANDO UMA  BOLA  COM AS  MÃOS.

ESTA  ESTATUA, A  SER EDIFICADA  NUM PEDESTAL   DE  CONCRETO ARMADO,, REVESTIDA DE MÁRMORE,  COM ALTURA   DE   UM METRO E  MEIO (MAIS OU MENOS), COM UM PEQUENO   JARDIM NO SEU ENTORNO E COM ILUMINAÇÃO  FOCADA PARA  A  REFERIDA ESTATUA (PODENDO  SER  A  CITADA  ESTATUA, PROTEGIDO COM  UM GRADIL, PARA  EVITAR AÇÕES  DE  VÂNDALOS).

OUTRAS  HOMENAGENS   EM OUTROS   PONTOS  DA CIDADES   PODERÃO  TAMBÉM, FAZER PARTES  DE   HOMENAGENS   COMPLEMENTARES ( NO  DE  LOGRADOURO PÚBLICO, EDIFICAR UM ESTÁDIO  (ÁREA  ZUZA  FERREIRA), COM MUTI USOS, COM   PISTA  DE  ATLETISMO, PALCO PARA  SHOWS   MUSICAIS, TEATRO, DANÇA, E  OUTRAS  ATIVIDADES ARTÍSTICAS E  AMADORISTAS.., PODENDO  SER  ESSA  ARENA,  SER EDIFICADA A  NÍVEL  MUNICIPAL, DE  PORTE  MÉDIA,  EM RELAÇÃO  A  SUA  CAPACIDADE DE  PESSOAS.

ARENA  ZUZA  FERREIRA PARA  20/25  MIL  PESSOAS

COMO JÁ TEMOS  O ESTÁDIO DE  PITUAÇU, COM  32  MIL PESSOAS,  A ARENA  ZUZA  FERREIRA,  PODERIA  TER UMA CAPACIDADE  INTERMEDIÁRIA, DE 25  MIL PESSOAS, FICANDO A CITADA ARENA,  DESTINADA  PREFERENCIAL-MENTE PARA OS  ESPORTE  AMADOR DA  CIDADE DE  SALVADOR E EVENTUALMENTE   PARA  JOGOS  PROFISSIONAIS.  

***********************************************************************************
BAYMA DO EC BAHIA, O SOBRINHO DE  ZUZA  FERREIRA!
Poeta  Chiquitinha Maravilha/Gamaliel Chagas

Eurípedes  Drummond Bayma  de Morais,  Bayma,   sobrinho de  Zuza  Ferreira, o  Introdutor do futebol
Na  Bahia, nasceu  dia  dezenove  de  feverereiro de  mil novecentos  e seis, sendo Bayma um  dos fundadores
Do Esporte  Clube  Bahia, abrindo a  galeria  dos ponteiros direitos  baixinhos, ariscos, hábil,  e goleadores
Que  foram  continuados  por Marito,  Osni, Thyrson, Naldinho e  outros excelentes pontas que  marcaram gol

Durante  suas    passagens   pelo  glorioso  Esporte Clube  Bahia,  no periodo que defenderam honradamente
As  cores  vermelha, azul e  branca  do  time do Bahia. Bayma  foi  o primeiro  jogador do  Bahia  a  marcar
O primeiro  gol  do do Bahia, acontecido  no Torneio Início  do Campeonato  Baiano,  realizado exatamente
No ano  mil novecentos  e trinta e um,  no triunfo do Bahia  por   dois   a   zero,  no   Ypiranga, vale  destacar

Que  a  partida  foi  realzada  no dia  primeiro de  março e o gol foi marcado  aos  dois  minutos do primeiro
Tempo, foi um gol que  ficou registrado  nos  anais  do  história do time do  Bahia. O ponteiro Bayma apesar      
De  jovem, aos  25  anos de idade, o sobrinho de Zuza Ferreira, era um jogador consagrado, um verdadeiro
Craque  de  futebol,  atuando nos  times: Yankee, Ypiranga  e Clube  Bahiano  de Tenis,  vindo a conquistar

O Campeonato Baiano de  mil novecentos e   vinte  e sete, pelo Clube  Bahiano  de Tenis.   O hábil  jogador
Bayma  aos  vinte e oito anos,     no  ano de  mil novecentos  e  trinta e quatro,  no auge  da  sua carreira
De jogador  de  futebol, depois  de  conquistar  o Campeonato Brasileiro de Seleções, defendendo com ardor
E maestria,  a  Seleção Baiana  de Futebol e de ter recebido convites  para jogar em outras cidades  brasileira 

Pelos times do Fluminense  do Rio  de Janeiro,  Santos  de São Paulo, Bayma   preferiu casar-se, atendendo 
Ao pedido  de sua  mada noiva, D. Maria Cândida, trocando os  gramados   dos campos de  futebol, sendo
contratado pela  Companhia   de Fiaes, ocupando o cargo de tesoureiro. Mas   o craque Bayma ainda voltaria 
A jogar no Campeonato Baiano   de  Futebol,  edição mil novecentos e trinta e cinco,  no time misto do Bahia

Formado  pelos jogadores: Mota, Alemão, Bastos,  Betinho, Astério  (Hugo),  Edinho e Sandoval, o time principal
Do Bahia  estava realizando uma excursão  no Norte  do Brasil, Portanto,  estava  Bayma na Salvador, a Capital
Da Bahia   no  dia  dezesseis   de   janeiro  de  mil novecentos e  trinta e seis enfrentando o Galícia, sendo derrotado
O Bahia  pelo placar  de seis a  dois  para  os  Galicianos,  sendo  a  última partida  do ponta  Bayma,  considerado 

Pela  crônica  esportiva  da sua época, um jogador habilidoso, driblador,   invocado, contestador.., um líder nato
Euripedes Bayma, era um líder que  brigava  em campo para que os  companheiros  nos jogos de Campeonatos
Torneios, Copas,  amistosos, rendessem sempre  mais! Daí a  fama  do jogador  Bayma, dos adjetivos já  citados!
Bayma, sobrinho  amado  de Zua Ferreira,  pai  de três filhos: José, Eumar e Itamar, todos eles, bem educados

Poetizado    em junho  de  2016.
Fonte: Bahia Esporte Clube da  Felicidade/Pag. 23

**************************************************************************************
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/estatua-para-zuza-ferreira-no-campo-da.html


O CAMPEONATO
HISTÓRIA
 Fonte FBF

O Campeonato Baiano de Futebol é uma competição esportiva disputada no Estado da Bahia organizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Segunda competição desse esporte mais antiga do Brasil, ficando atrás apenas do Campeonato Paulista, é realizada ininterruptamente desde 1905.

Fundada com o nome de Liga Bahiana de Sports Terrestres, no dia 15 de novembro de 1904, teve quatro clubes fundadores, São Paulo Clube, Clube Internacional de Cricket, Sport Club Victoria e Sport Club Bahiano.

O primeiro destes não participou do campeonato por motivos de falta de jogadores, que foram para outros clubes.[2] Em fevereiro de 1905, o Clube de Natação e Regatas São Salvador filiou-se à Liga, que teve como campeão o Club Internacional de Cricket, que disputou o título contra apenas três outros clubes.

Após dois bicampeonatos, um do São Salvador e outro do Victoria, e conquistas solitárias do Santos Dumont, SC Bahia e Atlético de Salvador, o certame passou a ser organizado de forma diferente, fato que não agradou a nenhum dos clubes que o disputavam, fazendo com que estes deixassem a disputa.

Nos anos 10, 20 e 30, dois clubes dominaram o cenário estadual. Esporte Clube Ypiranga, com 10 títulos, e o Sport Club Botafogo, com 7, conquistaram a maioria absoluta de seus troféus nesse intervalo de tempo, que ainda teve o surgimento do Esporte Clube Bahia, maior vencedor da história da disputa, com 44 títulos, tendo sido tetracampeão por duas vezes (47-48-49-50 e 81-82-83-84), além de pentacampeão (58-59-60-61-62) e heptacampeão (73 a 79), e Galícia Esporte Clube, que tem 5 títulos do certame, tendo sido o primeiro tricampeão consecutivo da história, em 1941-42-43.

O Esporte Clube Vitória apenas voltou a mostrar força no cenário na década de 1950, quando conquistou 3 títulos, em 1953, 1955 e 1957. Após títulos esparsos, porém marcantes, como os de 1972 e 1985, passou a conquistar a hegemonia contemporânea do Campeonato a partir do ano de 1989, conquistando 70,0% (setenta porcento) dos títulos desde então, dentre eles o primeiro tricampeonato (95-96-97) e dois tetracampeonatos (2002-2003-2004-2005 e 2007-2008-2009-2010).

Bahia e Vitória são os que mantém a hegemonia estadual há 60 anos. Para se ter uma ideia desse domínio, nesse tempo, o único campeonato que não teve um desses times como campeão ou vice foi em 1968, quando o Galícia se sagrou vencedor em cima do Fluminense de Feira Futebol Clube, que ficou em segundo colocado. O Flu de Feira, primeiro clube do interior a disputar o certame, foi campeão por duas vezes, em 1963 e 1969. O Guarany e o Leônico conseguiram ser campeões em meio a esse domínio da dupla Ba-Vi, em 1946 e 1966, respectivamente.

Além do Fluminense de Feira, apenas três clubes do interior tem títulos baianos. O Colo Colo, em 2006, o Bahia de Feira, em 2011, e o Palmeiras do Nordeste (atual Feirense Esporte Clube), em 2002, ano que se realizaram dois Campeonatos Baianos, um com todos os clubes, menos Bahia, Vitória e o Fluminense de Feira, e um "Supercampeonato", ao qual se juntaram os três "grandes", tendo o Vitória se sagrado campeão. Porém, oficialmente, o Vitória é considerado o campeão estadual daquele ano.

Além de 2002, o Campeonato Baiano teve dois campeões ao mesmo tempo em duas outras ocasiões: em 1938, quando houve um cisma no futebol baiano, com duas federações promovendo campeonatos paralelos, e 1999, quando o título foi contestado por Bahia e Vitória na Justiça Desportiva, que, ao final, declarou ambos campeões.

O campeão de 2011 foi o Bahia de Feira, que reverteu um placar desfavorável e a vantagem do Vitória, vencendo o Leão por 2x1 no Barradão. Em 2012, o Bahia, que conseguiu terminar com um jejum de títulos que durou 11 anos, levantou a taça sobre o maior rival. Já em 2013, o Vitória deu o troco e faturou o Baianão.

O Bahia sagrou-se campeão baiano de 2014 ao empatar em 2 a 2 com o Vitória, em Pituaçu. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, o Tricolor havia vencido por 2 a 0.


Em 2015, o Baianão ganhou dois novos integrantes. Colo Colo e Jacobina, que subiram da 2ª Divisão. Mas, o título ficou mais uma vez com o Bahia, que sagrou-se bicampeão.



Já para 2016, outros dois novos integrantes chegam para tentar brilhar no maior estadual do Norte Nordeste e o segundo mais antigo do país. Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira conquistaram o acesso e agora se juntam a Bahia, Vitória, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Feirense, Juazeirense, Jacobina, Galícia, Colo Colo e Jacuipense.



ESTATUA  DE BONZE,  PARA O INTRODUTOR DO FUTEBOL NA BAHIA!
Por  Chiquitinha Maravilha

É Precisa urgente, que se  faça  um Memorial nessa Praça, que  represente a  memória   da  introdução do futebol na Bahia. Nada  mais do  que  justo, justíssimo!  Erguer-se  uma  Estatua  para José Ferreira Junior, popularmente conhecido como Zuza Ferreira, o introdutor do  do Futebol na  Bahia, que  se  faça  justiça   com   Honra ao Mérito!

o Governo Estadual da Bahia ou a FBF,  podem realizar essa justa homenagem, para a grandeza e o fortalecimento da Memória do Futebol Baiano,  que tanto  engrandece  e  divulga o Estado da Bahia no Cenário  Nacional  e Internacional.




**************************************************************************************
O CAMPEONATO
HISTÓRIA
Fonte FBF
O Campeonato Baiano de Futebol é uma competição esportiva disputada no Estado da Bahia organizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Segunda competição desse esporte mais antiga do Brasil, ficando atrás apenas do Campeonato Paulista, é realizada ininterruptamente desde 1905.
Fundada com o nome de Liga Bahiana de Sports Terrestres, no dia 15 de novembro de 1904, teve quatro clubes fundadores, São Paulo Clube, Clube Internacional de Cricket, Sport Club Victoria e Sport Club Bahiano.
O primeiro destes não participou do campeonato por motivos de falta de jogadores, que foram para outros clubes.[2] Em fevereiro de 1905, o Clube de Natação e Regatas São Salvador filiou-se à Liga, que teve como campeão o Club Internacional de Cricket, que disputou o título contra apenas três outros clubes.
Após dois bicampeonatos, um do São Salvador e outro do Victoria, e conquistas solitárias do Santos Dumont, SC Bahia e Atlético de Salvador, o certame passou a ser organizado de forma diferente, fato que não agradou a nenhum dos clubes que o disputavam, fazendo com que estes deixassem a disputa.
Nos anos 10, 20 e 30, dois clubes dominaram o cenário estadual. Esporte Clube Ypiranga, com 10 títulos, e o Sport Club Botafogo, com 7, conquistaram a maioria absoluta de seus troféus nesse intervalo de tempo, que ainda teve o surgimento do Esporte Clube Bahia, maior vencedor da história da disputa, com 44 títulos, tendo sido tetracampeão por duas vezes (47-48-49-50 e 81-82-83-84), além de pentacampeão (58-59-60-61-62) e heptacampeão (73 a 79), e Galícia Esporte Clube, que tem 5 títulos do certame, tendo sido o primeiro tricampeão consecutivo da história, em 1941-42-43.
O Esporte Clube Vitória apenas voltou a mostrar força no cenário na década de 1950, quando conquistou 3 títulos, em 1953, 1955 e 1957. Após títulos esparsos, porém marcantes, como os de 1972 e 1985, passou a conquistar a hegemonia contemporânea do Campeonato a partir do ano de 1989, conquistando 70,0% (setenta porcento) dos títulos desde então, dentre eles o primeiro tricampeonato (95-96-97) e dois tetracampeonatos (2002-2003-2004-2005 e 2007-2008-2009-2010).
Bahia e Vitória são os que mantém a hegemonia estadual há 60 anos. Para se ter uma ideia desse domínio, nesse tempo, o único campeonato que não teve um desses times como campeão ou vice foi em 1968, quando o Galícia se sagrou vencedor em cima do Fluminense de Feira Futebol Clube, que ficou em segundo colocado. O Flu de Feira, primeiro clube do interior a disputar o certame, foi campeão por duas vezes, em 1963 e 1969. O Guarany e o Leônico conseguiram ser campeões em meio a esse domínio da dupla Ba-Vi, em 1946 e 1966, respectivamente.
Além do Fluminense de Feira, apenas três clubes do interior tem títulos baianos. O Colo Colo, em 2006, o Bahia de Feira, em 2011, e o Palmeiras do Nordeste (atual Feirense Esporte Clube), em 2002, ano que se realizaram dois Campeonatos Baianos, um com todos os clubes, menos Bahia, Vitória e o Fluminense de Feira, e um "Supercampeonato", ao qual se juntaram os três "grandes", tendo o Vitória se sagrado campeão. Porém, oficialmente, o Vitória é considerado o campeão estadual daquele ano.
Além de 2002, o Campeonato Baiano teve dois campeões ao mesmo tempo em duas outras ocasiões: em 1938, quando houve um cisma no futebol baiano, com duas federações promovendo campeonatos paralelos, e 1999, quando o título foi contestado por Bahia e Vitória na Justiça Desportiva, que, ao final, declarou ambos campeões.
O campeão de 2011 foi o Bahia de Feira, que reverteu um placar desfavorável e a vantagem do Vitória, vencendo o Leão por 2x1 no Barradão. Em 2012, o Bahia, que conseguiu terminar com um jejum de títulos que durou 11 anos, levantou a taça sobre o maior rival. Já em 2013, o Vitória deu o troco e faturou o Baianão.
O Bahia sagrou-se campeão baiano de 2014 ao empatar em 2 a 2 com o Vitória, em Pituaçu. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, o Tricolor havia vencido por 2 a 0.
Em 2015, o Baianão ganhou dois novos integrantes. Colo Colo e Jacobina, que subiram da 2ª Divisão. Mas, o título ficou mais uma vez com o Bahia, que sagrou-se bicampeão.

Já para 2016, outros dois novos integrantes chegam para tentar brilhar no maior estadual do Norte Nordeste e o segundo mais antigo do país. Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira conquistaram o acesso e agora se juntam a Bahia, Vitória, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Feirense, Juazeirense, Jacobina, Galícia, Colo Colo e Jacuipense.
SAM 0787 x264 PARABÉNS FUTEBOL BAIANO 112 ANOS /28/10 - ESTATUA P/ ZUZA FERREIRA




***********************************
Ednaldo Rodrigues, Presidente da FBF, no estádio Waldeck Ornellas (atual Armando Oliveira), durante uma partida  do Camaçari  x  Bahia, baiano de 1998. 
 Foto Chiquitinha Maravilha.


TRAÇOS  BIOGRÁFICOS:

EDNALDO RODRIGUES GOMES

Chiquitinha Maravilha  junho  de  2000/na sede da FBF matéria,  publicada no Jornal Metropolitano dfe Camaçari e RGMS, na  Coluna  Metropolitano nos Esportes, edição de junho de 2000, comandada por Chiquitinha Maravilha. Ednaldo Rodrigues Gomes, natural  de Vitória da Conquista/Ba. onde jogou futebol  amador  de 1970 a 1978, nas  equipes   do União Conquistense, Juventus, Serrano  e na  seleção de Conquista. Ednaldo    depois  que  deixou  de  jogar futebol   nos  campeonatos   de  Vitória  da Conquista,  foi  presidente  da liga  de  Conquista de 1979 a  1984, sendo por duas   vezes campeão.
Ednaldo rodrigues  foi por  mais de 5 anos   representante   dos clubes  do interior da  Bahia, junto a FBF, e no ano de  1990, na  gestão do Presidente  da FBF,  Macos Andrade, foi convidado  para fazer parte  de sua  equipe,  para comandar  o  futebol  amador do interior, na  condição de Diretor do Departamento  do Interior da FBF, onde  por vários anos,   comandou com sucesso o Campeonato Intermunicipal de Seleções  Amadores, sendo também   1º  vice-presidente da FBF. 

EDNALDO, PRESIDENTE DA  FEDERAÇÃO BAHIANA  DE  FUTEBOL

Com a ida do presidente   Virgílio Elísio, para   a Confederação Brasileira  de  Futebol/CBF, no início  do ano  de 2000,  Ednaldo  Rodrigues  foi eleito  Presidente da  FBF, cargo este  que   continua  em 2016, após  a realizações de  eleições  sequencionais. Ednaldo realiza um adm, moderna, progressista,  sempre  buscando o melhor  para os  clubes filiados,  nas suas várias categorias  futebolística,  existente  na FBF, e outras demandas.


Fotografia de 1865, de Camillo Vedani. O Largo do Theatro e o antigo Theatro São João, a primeira grande casa de espetáculo do Brasil.
No centro, sobe a Rua Direita do Palácio, atual Rua Chile.
À direita o prédio do jornal Mercúrio, anteriormente uma hospedaria. No local, foi construído, no século 20, o prédio do jornal A Tarde.
No centro da praça vê-se o Chafariz de Cristóvão Colombo. A estátua do navegador é a que está no Largo da Mariquita, Rio Vermelho. O chafariz secular está abandonado em um largo da Garibaldi, com uma estátua do Lord Cochrane. O monumento a Castro Alves foi instalado no lugar do chafariz, em 1923, na praça que, hoje, leva seu nome.
***********************************************************

ABAIXO:FONTE //ARQUIVOS  DO FUTEBOL BRASILEIRO, MATÉRIA ABAIXO D INAUGURAÇÃO  DO ESTÁDIO ARTHUR MORAIS*********************************************************************







TOTAL DE ACESSOS MAIS  DE 701  MIL 29/01/2016  

INTERNACIONAIS MAIS  DE 459  MIL

MEDIA DIÁRIA  MAIS  DE  500 A MIL  ACESSOS

USA  MAIS  DE 93  MIL.. ALEMANHA  MAIS  DE 146 MIL





GLORIOSO TIME AMADOR DO ADM /CIDADE  DE MATA DE SÃO JOÃO/BA CELEIRO DE MAGNIFICO  JOGADORES DO FUTEBOL MATENSE P/ O PROFISSIONAL DA BAHIA E DO BRASIL A EXEMPLO DE FRANK CHAGAS, NÉLSON LEAL, MANESINHO, NEI LEAL, TEIXEIRA, HÉLIO NAILON, BIGU, GAIVOTA, ÍNDIO O MARIVALDO, FEIJÃO,  FERNANDO RISADINHA,  PIOLHO, PAPUDA E OUTROS E OUTROS EXCELENTES JOGADORES  AMADORES. FOTO DO ADM INICIOI DO ANO  DE 1959,  NA FOTO DENTRE OUTROS JOGADORES FRANK CHAGAS, BADÍ  NEI LEAL,  CHIQUINHO, MUNDINHO, BERIRIO,  PAISINHO,  GETÚLIO, ZÉ MOCÓ, DE PÉ, NILSON, BOLERO... FOTO REPRODUZIDO POR CHIQUITINHA MARAVILHA DO ORIGINAL DOM CLUBE ADM. FUNDAÇÃO DO ADM DIA 06/09/1949.


CAMPO DA PÓLVORA - PRIMEIRO CAMPO DE FUTEBOL  DE SALVADOR/ DA  BAHIA

                                               Por Chiquitinha  Maravilha

                    Foto abaixo de  1923, na pesquisa de Chiquitinha  Maravilha

Nessa  Praça denominada  de Campo  dos  Martyrios, Campo da Pólvora, localizada  na Cidade  de Salvador/BA,    Zuza  Ferreira  e  os  irmãos  Tapioca,  bateram   bola  pela  primeira  vez em   solo soteropoltano, era  o dia  histórico de  28/10/1901,  introduzindo o futebol  na  cidade  de Salvador e na  Bahia.


No  ano  de  1903  foi realizada  nesse  mesmo local, a  primeira  Partida  de Futebol, 
essa  partida   teve   a iniciativa dos  desportistas  Arthur Morais, Álvaro e Juvenal Tarquinio, Gleig, May e  outros  simpatizantes  do  futebol. Anos  depois  uma  Liga foi    formada no ano de 1905,  com 4 times  filiados, organizando  os campeonatos, torneios e  amistosos, sendo o primeiro campeão  o Internacional de Cricket o  campeão, fazendo parte da Liga, os  times Internacional Bahiano, São Paulo e Vitória.

                                 Campo da Pólvora, Primeiro Campo de Futebol  da Bahia


Ano 1906,  partida  pelo campeonato  de  futebol, Santos Dumont  x Bahiano ..
Foto extraída do blog Memórias da Bahia, do portal Ibahia.com

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol em Salvador/ e Estado da  Bahia.



DO CAMPO DA PÓLVORA PARA O RIO  VERMELHO

Anos  depois   o futebol  foi transferido do Campo da Pólvora  para  o Prado do Rio Vermelho (cidade  de Salvador), onde lá foram  realizados  grandes  jogos, partidas emocionantes entre os clubes de Regatas São Salvador e Esporte Clube Vitória (este originado do clube Cricket Vitória) eram os clubes líderes da época.

Depois de uma crise motivada por motivos diversos entre os quais a péssima condução de transportes entre o Prado do Rio Vermelho para o centro da cidade. Louva-se o trabalho incansável do veterano Anísio Silva para que o futebol não desaparecesse da Bahia, trazendo de volta para ser praticado no Campo da Pólvora, um local central e tradicional.


O Campo da Pólvora já foi chamado de Campo dos Martírios por ser ali fuzilados mártires brasileiros no Regime Imperial.


           Prado do Rio Vermelho/Foto Reprodução do  livro  de Nestor  Mendes  Junior -  Bahia Esporte Clube da Felicidade......


Campo  do Prado  do Rio  Vermelho, depois  do Campo  da  Pólvora, o  Prado do Rio  Vermelho com certeza,   passou  a  sediá  jogos do  Campeonato  federado  na  Bahia, sendo o 2°  Campo do futebol  da  Bahia,   nos   primórdios  do  lendário  e  fantástico  futebol baiano e  Brasileiro.


Fundação da Liga Bahiana de Desporto Terrestre


No dia 14 de setembro de 1913 foi fundada a Liga Bahiana de Desporto Terrestre (LBDT) por iniciativa de Edgar Bocanera, Artur Neves Mendes, Antonio Valverde Veloso, João Rosálio de Castro e outros desportistas não citados. Nesse mesmo ano foi realizado o primeiro campeonato dessa Liga, no Campo da Pólvora, participando os clubes Ideal, Fluminense Futebol Clube, Sport Clube, Internacional e Sul América, sagrando-se campeão o Fluminense Futebol Clube.


Estádio da Graça


Com a inauguração oficial  do Estádio  da  Graça (Arthur Morais)  no dia 19/10/1920  o  futebol baiano entra  numa   nova  fase  de  semi-profissionalismo. O Estádio da Graça oi desativado no dia  14/09/1979

Com a inauguração  no dia  28/01/1951  do Estádio Otávio Mangabeira, Fonte Nova, pelo  Governador   Dr. Otávio Mangabeira (07/04/1947 a 31/01/1951), com um Torneio Comemorativo, sendo o Bahia  Campeão, ao vencer o   Ypiranga por 3x2, o futebol baiano partia  para  uma  escalada  de  conquistas  formidáveis, aliada  uma  paixão crescente  pelo  futebol, esporte que  se  tornou o preferido  pelos  baianos, despontando  a hegemonia do Esporte Clube Bahia  na  conquista de 43  títulos na  era  da Fonte  Nova  primitiva  e do 2° de  um anel de   Arquibancada  que comportava  32  mil pessoas , chegando a    superlotação  em alguns  jogos superar  a   marca de 36  a  38  mil pessoas!  

Com a  ampliação  da Fonte Nova com a   edificação  do Anel Superior, que foi reinaugurada em 4 de março de 1971,  pelo governador da Bahia Dr. Luiz  Viana  Filho (07/04/1967 a 15/03/1971), dobrando a sua  capacidade de  público,  e  chegando a  magnífica marca  de 110.438  mil  torcedores na  partida    Bahia  2x1 Fluminense  do Rio de  Janeiro, naquele histórico dia 12/02/1989 no "Gigante do Mangabeirão!",  na  jornada da  Conquista  do Brasil   Esportivo! Pela   segunda  vez ao  empatar  em  0x0   no Beira Rio diante  do  formidável internacional de Porto Alegre (na primeira partida  na  Fonte Nova, o Eterno Esquadrão  de Aço, venceu por 2x1.

Nos  clássicos entre Bahia   e  Vitória nas décadas  de 1970, 80 e  1990,  era  comum  públicos    entre  80 a 90 mil  torcedores. Com a  implosão da Fonte Nova  para a construção  da Arena  Fonte  Nova,  ou Complexo Cultural  Esportivo Otávio Mangabeira (Arena  Multiuso) com   capacidade para 53  mil torcedores, o torcedor  baiano ganhou conforto e   qualidade, mas  perdeu  na  capacidade de público.

Fonte Bibliográfica: Diário Oficial da Bahia - edição especial do centenário da Independência da Bahia de 02/07/1923. pagina  3198,  Dr. Mário Gama;    Bahia Esporte  Clube da Felicidade de Nestor Mendes, pagi. 15, 16.   Jornais A Tarde, Estado da Bahia, Jornal da  Bahia, Diário de Notícias, O Imparcial, Blog Memórias da Bahia, do portal Ibahia.com , Site FBF e outras  fontes   não citadas.


TOTAL DE ACESSOS MAIS  DE  203  MIL ACESSOS

15/09//2013


                                  ESTATUA DE BRONZE PARA ZUZA FERREIRA!
    FOTO DE JOSÉ FERREIRA JUNIOR,  O  ZUZA FERREIRA ,  O INTRODUTOR DO FUTEBOL  NA  BAHIA EM  28/10/1901, ZUZA   FERREIRA MERECEDOR DE  UMA  ESTATUA  DE BRONZE, A SER ERGUIDA  NO HISTÓRICO CAMPO  DA PÓLVORA, LOCAL DO PRIMEIRO CAMPO DE FUTEBOL  DA  BAHIA. QUE SE  FAÇA A  HONRA AO MÉRITO!
ZUZA  FERREIRA  FOI COLUNISTA  ESPORTIVO  EM UM DOS  JORNAIS   DA  BAHIA, USAVA  O PSEUDÔNIMO  DE HELENICUS, CONFORME DOCUMENTAL DA  FOTO  ACIMA. NA DÉCADA  DE  1940.
ZUZA INCLUSIVE  FAZIA  ESTATÍSTICA  DOS  JOGOS  DO  BAVI, CONFORME PESQUISA  DE  CHIQUITINHA  MARAVILHA   EM JORNAIS  BAIANO    DA DÉCADA  DE  19430/40..EM  MATÉRIA  ESCRITA  POR ZUZA  FERREIRA.
ZUZA  FERREIRA   NA metade  DA DÉCADA  DE  1950  AINDA  SE ENCONTRAVA   VIVO,  COM CABELOS   GRISALHOS  E  USAVA ÓCULOS.


ESTATUA  DE BONZE,  PARA O INTRODUTOR DO FUTEBOL NA BAHIA!
Por  Chiquitinha Maravilha

É Precisa urgente, que se  faça  um Memorial nessa Praça, que  represente a  memória   da  introdução do futebol na Bahia. Nada  mais do  que  justo, justíssimo!  Erguer-se  uma  Estatua  para José Ferreira Junior, popularmente conhecido como Zuza Ferreira, o introdutor do  do Futebol na  Bahia, que  se  faça  justiça   com   Honra ao Mérito!

o Governo Estadual da Bahia ou a FBF,  podem realizar essa justa homenagem, para a grandeza e o fortalecimento da Memória do Futebol Baiano,  que tanto  engrandece  e  divulga o Estado da Bahia no Cenário  Nacional  e Internacional.




Zuza Ferreira, o homem que trouxe o futebol para a Bahia

Sobre o Autor

Em 28 de outubro de 1901 o jovem José Ferreira Junior improvisou um campo de futebol no Campo da Pólvora, então denominado de Campo dos Mártires; marcou o espaço do gol com duas pedras grandes, dez metros entre uma e outra, mostrou aos amigos a bola de couro que trouxera da Inglaterra e explicou que a brincadeira se chamava football. Contou que fazia sucesso em toda Europa e disse que o jogo consistia em passar a bola no espaço demarcado onde um jogador chamado “Goal keeper” deveria fazer de tudo para impedir.
Zuza Ferreira era morador do Rio Vermelho, de família classe média alta, passara alguns anos em Londres e foi ali que assistiu alguns jogos de futebol. Gostou do que viu. E trouxe a bola, também uma agulha de costurar e uma bomba de encher, conforme relatou Bayma Ferreira, bisneto de Zuza, ao jornalista Paulo Leandro. 
E no seu entusiasmo em torno da novidade chamou um grupo de amigos para jogar no terreno que lhe pareceu mais adequado e que de fato seria o primeiro campo de futebol da Bahia.O responsável pela introdução do futebol na Bahia, contudo, não levou a serio a brincadeira. Não se sabe o motivo, mas não há registros de sua presença nas escalações dos jogos que foram realizados naquele tempo. Profissionalmente trabalhava no Bank of London, na filial do Campo Grande. E ao que tudo indica o futebol foi na sua vida apenas a descoberta de uma novidade e o desejo de popularizá-la entre nós.




ABAIXO:
VÍDEO INÉDITO  DA ARENA FONTE NOVA  DIA 28/8/2013

CLICK NO LINK E ASSISTAM...

(AGUARDEM MAIS 3  VIDEOS 2, 3, 4)

Vídeo  PARTE 1  com 14 minutos  53  segundos    da Arena  Fonte Nova 28/8/2013/filmado, narrado e produzido por Chiquitinha  Maravilha no entorno da  Arena   Fonte Nova,  descrição    histórica desde   o início do projetado  Estádio  Getúlio Vargas   no  ano   de  1944, pelo Interventor Federal na  Bahia   Landulfo Alves (28/03/1938 a 24/11/1942) no final do Estado  Novo  do  então Presidente  Getúlio  Vargas, no local onde   em 2013  foi inaugurado a  Arena  Fonte  Nova.

O citado estádio  de Futebol   Getúlio Vargas  não  foi  em frente, devido a  redemocratização do Brasil.

Otávio Mangabeira  (10/04/1947 a 31/01/1951) eleito via  plebiscito popular  na  sua  profícua  administração  edificou  a primitiva  Fonte   Nova, num projeto olímpico,  com a  sua  famosa  "Ferradura"com o Estádio  Otávio Mangabeiro com capacidade para 32  mil pessoas após  o termino  no ano  de  1952, já  no Governo  de Luis  Regis  Pacheco (31/1/1951 a 07/04/1955).

Quando  foi inaugurado  incompleta  no dia  28/0/1/1951 no final  do mandato  do Excelente  Governador  Otávio Mangabeira (que  não deu tempo  a  conclusão  completa  do citado estádio inaugurou o " Mangabeirão", tinha  uma capacidade em torno  de  23  mil pessoas  (mais  ou menos).

 No ano de 1971  foi  inaugurado a  sua  ampliação com  um segundo   lance de arquibancada no  Governo  magnífico  do Dr. Lus Viana  Filho (março de 1971) e com a  implosão em junho  de  210, foi  iniciada  a  construção da  arena  Fonte  Nova, inaugurada  em 4/4/2013 pela    Presidenta  Dilma e    outras  autoridades  estaduais  e  federais.

O BAVI  com a  bola  rolando no tapete verde  da  arena  Fonte  Nova aconteceu  dia 07/4/2013, o Vitória  goleou o a  por 5x1,  Renato Cajá  foi o autor do  primeiro gol na   Arena inaugurada, de  pênalti aos  41 minutos do primeiro tempo (Vitória 1x0)

O Blog  do Chiquitinha  Maravilha  que  documentou   desde  novembro de 2012  até  março de 2013 com  fotos e  vídeos  no entorno da  Arena, completa   a  serie documental da  Arena  Fonte, agora  em agosto  com  fotos e   vídeos (4 vídeos), a  beleza  da  Arena   Fonte  Nova (e seu entorno ) ou Complexo   Esportivo e Cultura   Otávio Mangabeira, um dos  Governadores Símbolos  da Democracia   do Brasil, na  Bahia.


VÍDEO ABAIXO,  INÉDITO, PARTE 2 DA ARENA FONTE NOVA 28/8/2013

CLIK NO LINK E ASSISTAM  



VÍDEO PARTE 3  ARENA FONTE  NOVA NO ENTORNO DO SETOR NORTE

CLIK NO LINK E ASSISTAM


TEXTO DO VÍDEO

Vídeo  Parte 3
  com  9 minutos  e 41  segundos filmado, narrado, produzido por Chiquitinha  Maravilha, vídeo no entorno da  Arena  Fonte Nova, Setor Norte, margeando a  Ladeira  da Fonte da  Pedras,  relato da  partida  inauguração  da fonte Nova entre Bahia 3x2 Ypiranga, com escalação das duas equipes, gols marcados...
Vídeo de 28/8/2013, uma quarta-feira  12  horas e  25  minutos....



 VÍDEO PARTE 4
Vídeo com 12 minutos e 32  segundos. dia 28/08/2013, quarta-feira.

TEXTO DESCRITIVO:

Vídeo  com duração de  12  minutos  e  32  segundos, narrado,  filmado e produzido por Chiquitinha  Maravilha, enfoque  para  o entorno  da   citada  Arena, seguindo a  rua   Ladeira  da  Fonte das  Pedras, sempre  margeando o edifício da Arena  Fonte Nova  descrevendo o lindo cenário do entorno, Centro de  Convenções, Shopping  Bilheterias, Estacionamento,  Torcida TOB.. Elevado do Metro de Superfície, galeria  de estacionamento,  local onde  existia  o  Ginásio de Esportes  Antonio Balbino (1955/59), que foi  demolido  para a construção da  Arena  fonte  Nova,  indo  finalizar  no viaduto  do Vale de Nazaré.

CLICK NO LINK E ASSISTAM..

http://www.youtube.com/watch?v=wIviWPTlBbI&feature=youtu.be







O MATENSE GAMALIEL CHAGAS, 21 ANOS DE IDADE (CHIQUITINHA MARAVILHA),

 ANO 1972, ESTÁDIO MUNICIPAL DE POJUCA, INTERMUNICIPAL, SELEÇÃO DE 

MATA DE SÃO JOÃO X SANTO AMARO. FOTO ARQUIVO DE CHIQUITINHA 

MARAVILHA.


                             LADEIRA DA FONTE  DAS PEDRAS

 AQUI  NESSE SOLO  HISTÓRICO, O CAMPO DA  PÓLVORA, JOSÉ FERREIRA JUNIOR, O  ZUZA FERREIRA BATEU BOLA PELA PRIMEIRA VEZ NA  CIDADE  DE SALVADOR, NO ANO  DE  1901, COM OS  IRMÃOS TAPIOCA INTRODUZINDO ASSIM, O  FUTEBOL NA  NA GLORIOSA BAHIA!
  AQUI   NO CAMPO DA  PÓLVORA,  (CAMPO  DOS MARTÍRIOS) NO PERÍODO  COLONIAL VÁRIOS HERÓIS REVOLUCIONÁRIOS QUE  LUTARAM    CONTRA  O  REGIME  COLONIAL  NO BRASIL PROL  SEPARAÇÃO  DE  PORTUGAL, FORA,  FUZILADOS  E  ENFORCADOS  NESSE SOLO HISTÓRICO PARA A BAHIA  E  O BRASIL! UM LOCAL QUE  DEVE  SER SEMPRE  PRESERVADO.

                                       ESTATUA DE BRONZE PARA ZUZA FERREIRA!
    FOTO DE ZUZA FERREIRA  O INTRODUTOR DO FUTEBOL  NA  BAHIA EM 28/10/1901,
MERECEDOR DE  UMA  ESTATUA  DE BRONZE, A SER ERGUIDA  NO HISTÓRICO CAMPO  DA PÓLVORA, QUE SE  FAÇA A  HONRA AO MÉRITO!

ESTATUA  DE BONZE,  PARA O INTRODUTOR DO FUTEBOL NA BAHIA!
POR  CHIQUITINHA MARAVILHA

É PRECISA  URGENTE, QUE SE  FAÇA  UM MEMORIAL NESSA PRAÇA, QUE  REPRESENTE A  MEMÓRIA   DA  INTRODUÇÃO DO FUTEBOL NA  BAHIA.  NADA  MAIS  JUSTO   DO QUE ERGUER-SE  A  ESTATUA  DE ZUZA FERREIRA, O INTRODUTOR DO  DO FUTEBOL NA  BAHIA, QUE  SE  FAÇA HONRA AO MÉRITO! 

HONRA AO MÉRITO ESPORTIVO!!
Por Chiquitinha Maravilha


A BAHIA ESPORTIVA, PRECISA HOMENAGEAR ZUZA FERREIRA!
O FUTEBOL "ENRIQUECE" A GRANDEZA DE VÁRIOS SEGUIMENTOS DO MUNDO FUTEBOLÍSTICO BAIANO, DESDE O DIA 28/10/1901, DATA DA INTRODUÇÃO DO FUTEBOL DA BAHIA, DESDE O PRIMITIVO CAMPO DA PÓLVORA, ATÉ A ATUAL IMPONENTE E MAJESTOSA, ARENA FONTE NOVA E ZUZA FERREIRA TEM TUDO A VER COM ESSA GRANDEZA DO HISTÓRICO FUTEBOL BAIANO. HOMENAGEAR JOSÉ FERREIRA, O ZUZA FERREIRA, É UM DEVER JUSTO, JUSTÍSSIMO!


ARENA ZUZA FERREIRA NA CIDADE DE SALVADOR!
PARA A HONRA HISTÓRICA DO MARAVILHOSO, FUTEBOL BAIANO!!!
EDIFICAR TAMBÉM UMA ARENA NA CIDADE DE SALVADOR COM CAPACIDADE PARA 20 A 25 MIL PESSOAS/MULTIUSO, PARA O FUTEBOL AMADOR TANTO DA CAPITAL SALVADOR, COMO DO MUNICÍPIO, COM A FINALIDADE DO CITADO MUNICÍPIO FICAR INDEPENDENTE DO ESTADO, TENDO SUA PRÓPRIA ARENA, PARA OS IMENSURÁVEIS E EXCELENTES JOGADORES AMADORES DA MUNICIPALIDADE DE SALVADOR, A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL


ESTÁ LANÇADO O DESAFIO!!!
EM NOME DA HONRA E GLÓRIA DE ZUZA FERREIRA, E DO HISTÓRICO, LENDÁRIO, FUTEBOL BAIANO, DESDE O FAMOSO BATE BOLA E DOS IRMÃOS TAPIOCA.. DIA 28/01/1901 NO CAMPO DA PÓLVORA, DIA 28/01/1901!!!

ESTÁ ASSIM, LANÇADO O DESAFIO PARA O EXCELENTE PREFEITO ACM NETO, QUE REALIZA UMA MAGNÍFICA, REVOLUCIONÁRIA, ADM NA HISTÓRICA CIDADE FUNDADA POR TOMÉ DE SOUZA, EM 29/03/1549


                              FOTOS  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA -  28/08/2013
  
Campo da  Pólvora   ano  2013, primitivo  Campo dos Martírios,  nesse  local   Zuza Ferreira  no  dia  28/10/1901,  com uma  bola   nas  mãos, juntamente  com os  irmãos  Tapioca, bateram bola,  e  jogaram  um inusitado  babá!  Sacramentando  assim   a  introdução  do  futebol  na Bahia, e  em especial   na cidade  de  Salvador.
Nesse  Sagrado   local, para  a  história  do  futebol  na Bahia, as  autoridades  Estadual, ou  Municipal (deputados e  Vereadores), precisam urgente,   formatar  projeto lei via  legislativo  e executivo,    estabelecendo  a  edificação   no   citada   praça,  de  um pedestal  com uma  estatua  de  bronze (tamanho normal  de  um ser humano),  de  Zuza Ferreira,  com  uma  bola  nas  mãos.
Simbolizando  assim,   a  história da  introdução  do  futebol   na  Bahia, especialmente  na  cidade  de  Salvador.  Homenageando  o  introdutor do  futebol  na  Bahia, Zuza Ferreira, e ao  mesmo tempo  a  história   do  fantástico,    secular, futebol da  Bahia!  
Chiquitinha Maravilha/23/11/15.

  MAJESTOSO EDIFÍCIO  DO FORUM RUY BARBOSA,  INAUGURADO NO ANO  DE  1949 NA PROFÍCUA  ADM  DO  GOVERNADOR DA BAHIA   DR. OTÁVIO MANGABEIRA, FOI INAUGURADO  NO CENTENÁRIO  DE  NASCIMENTO  DO SÁBIO JURISTA  RUY  BARBOSA,  CUJO RESTOS  MORTAIS  ESTÃO DEPOSITADOS  NUMA   CRIPTA   NO CITADO EDIFÍCIO.
VEJA  BIOGRAFIA  POÉTICA  DESCRITIVA DA HISTÓRIA DE RUY  BARBOSA,  NO BLOGGER DE  CHIQUITINHA  MARAVILHA.



FONTE  NOVA DÉCADA DE 1960
RELÍQUIAS  HISTÓRICAS!
FONTE NOVA DA DÉCADA  DE  1960


 NOTAR AS ARQUIBANCADAS  LOTADA  COM  TORCEDORES  NO ENTORNO DO ESTADIO!

                    ACIMA  FOTO DA  FONTE  NOVA  COM  UM ANEL DE  ARQUIBANCADA  DÉCADA  DE  1960

  FOTO DA INAUGURAÇÃO DA  FONTE  DIA  28/01/1950, COM   ARQUIBANCADAS  LOTADAS  COM MAIS  DE  25  MIL TORCEDORES, FOTO  JORNAL A TARDE.

ESTÁDIO OTÁVIO MANGABEIRA - FONTE NOVA, NO DIA DA INAUGURAÇÃO 28/01/1951, um histórico domingo na  Cidade de Salvador.

ARQUIBANCADAS POPULARES (GERAL)......

  ZUZA FERREIRA

                    FOTO DE ZUZA FERREIRA  O INTRODUTOR DO FUTEBOL  NA  BAHIA EM 
ABAIXO FOTO DE  OTÁVIO MANGABEIRA
                      ARQUIVO  DE CHIQUITINHA NA  PESQUISA  NO INÍCIO DA   DÉCADA  DE  1950. 
ESQUIFE  CONTENDO  OS RESTOS  MORTAIS  DE  RUI BARBOSA SENDO CONDUZIDO PARA  A   CRIPTA DO FÓRUM RUI BARBOSA NO  ANO DE 1949. DENTRE  AS AUTORIDADES DIVERSAS PRESENTE, O GOVERNADOR OTÁVIO MANGABEIRA (O QUINTO A  DIREITA DA FOTO)


                        DR. OTÁVIO MANGABEIRA, GOVERNADOR  DA  BAHIA, SIMBOLO  DA   DEMOCRACIA!
             FOTO DIGITALIZADA POR CHIQUITINHA  MARAVILHA, FOTO  DO INÍCIO DA  DÉCADA  DE  1910.

       GOVERNADOR OTÁVIO  MANGABEIRA, SIMBOLO  DA DEMOCRACIA BAIANA
                                                                          FOTO JORNAL A TARDE



GOVERNADOR  OTÁVIO MANGABEIRA, SIMBOLO DA DEMOCRACIA BAIANA!

SUA BIOGRAFIA
PESQUISADO, DIGITADO, POR CHIQUITINHA MARAVILHA

  OTÁVIO MANGABEIRA  NASCEU  EM 27 DE AGOSTO DE 1886, NA  RUA DAS  VERÔNICAS,   ATUAL  RUA DE  SÃO  FRANCISCO, CENTRO HISTÓRICO  DE SALVADOR, BAHIA, SENDO  FILHO DE FRANCISCO CAVALCANTI MANGABEIRA E AUGUSTA MANGABEIRA.

ESTUDOS  DE  OTÁVIO  MANGABEIRA

     ESTUDOU EM SALVADOR, CONCLUÍDO, AOS 13 ANOS, O CURSO DE HUMANIDADES NO COLÉGIO SÃO SALVADOR. OTÁVIO  MANGABEIRA  COMPLETOU  OS PREPARATÓRIOS EM DOIS ANOS, INGRESSANDO NO CURSO ANEXO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA BAHIA EM 1900.

     AINDA ESTUDANTE OCTÁVIO MANGABEIRA, LANÇOU MANIFESTO POLÍTICO CONTRA A REFORMA AS CANDIDATURAS DE J.J SEABRA E RUI BARBOSA. INICIOU TAMBÉM NESSA FASE ATIVIDADE JORNALÍSTICA NO DIÁRIO DE NOTICIAS NA GAZETA DO POVO E EM O DEMOCRATA. BACHARELOU-SE EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS E CONCLUIU, EM DEZEMBRO DE 1905, O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, SENDO ORADOR DA TURMA.

     OTÁVIO  MANGABEIRA INGRESSOU, NO ANO SEGUINTE, NA DOCÊNCIA DE ASTRONOMIA, NA ESCOLA POLITÉCNICA, NOMEADO, NO MESMO ANO, ENGENHEIRO DA COMISSÃO FISCAL DO PORTO DA BAHIA E ENGENHEIRO FISCAL DA COMPANHIA CANADENSE LIGHT AND POWER, ATIVIDADES QUE POUCO A POUCO ABANDONARIA PARA DEDICAR-SE  EXCLUSIVAMENTE A POLÍTICA.
  

O  Político  Democrata

     AOS 21 ANOS FOI ELEITO PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE SALVADOR, ASSUMINDO O MANDATO EM 1908. PARTICIPOU, AO LADO DE J.J SEABRA NA CAMPANHA PRÓ-HERMES DA  FONSECA/ VENCESLAU BRÁS, O QUE LHE VALEU A ELEIÇÃO PARA A CÂMARA FEDERAL PELO PARTIDO DEMOCRATA. REELEITO EM 1915 E EM 1918 PELA LEGENDA DO PRD, ROMPEU, NESSE ULTIMO, ANO, COM SEABRA, INGRESSANDO, NA OPOSIÇÃO AO APOIAR A CANDIDATURA DE RUI BARBOSA A PRESIDENTE DA REPUBLICA, AO LADO DE SEU IRMÃO JOÃO MANGABEIRA.

     NOVAMENTE ELEITO, AGORA PELA LEGENDA DO PARTIDO REPUBLICANO DA BAHIA, MANTEVE-SE NA OPOSIÇÃO AO GOVERNO DE EPITÁCIO PESSOA. FILIADO A CONCENTRAÇÃO REPUBLICANA DA BAHIA (CRB), APOIOU A CANDIDATURA DE GOES CALMON AO GOVERNO DO ESTADO. O APOIO DE SEU PARTIDO A ELEIÇÃO DE ARTUR BERNARDES VALEU-LHE O RECONHECIMENTO DE 11 DEPUTADOS FEDERAIS EM 1924. REELEITO, A TOMOU-SE LÍDER DA BANCADA.

     EM NOVEMBRO DE 1926, FOI NOMEADO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO GOVERNO DE  WASHINGTON LUIS, MANTENDO-SE NA PASTA ATE 1930. PERMANECEU NO ENTANTO LIGADO A POLÍTICA BAIANA, NO QUAL A ALA “MANGABEIRA” DISPUTARIA A LIDERANÇA COM A “CALMONISTA”. NUM PACTO QUE RECEBEU O AVAL DE  WASHINGTON LUÍS, AS DUAS FACÇÕES COMPUSERAM SE PARA APOIAR A CANDIDATURA DE VITAL SOARES AO GOVERNO DO ESTADO E, A SEGUIR, A VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

PRESIDENTES DE PARTIDOS PÚBLICOS NA REPUBLICA VELHA
(1890/1930)
    
 RETORNO AO BIPARTIDARISMO COM DISSIDÊNCIAS:1923/1927
  PARTIDO REPUBLICANO DEMOCRATA—ANTONIO MONIZ /
  FREDERICO COSTA.

 CONCENTRAÇÃO REPUBLICANA DA BAHIA—MIGUEL CALMON/
OCTAVIO MANGABEIRA

Ministro  das Relações   Exteriores

     COMO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GANHOU DESTAQUE O ACORDO FIRMADO COM O PARAGUAI, EM MAIO DE 1927, SOLUCIONANDO O LITÍGIO SOBRE FRONTEIRAS, REGULAMENTADO PELO TRATADO DO RIO DE JANEIRO.REPRESENTOU O BRASIL NAS CONFERENCIA PARLAMENTAR INTERNACIONAL DE COMERCIO, NO RIO DE JANEIRO, PREPARATÓRIA A CONFERENCIA PAN-AMERICANA DE HAVANA, EM CUBA. FOI RESPONSÁVEL PELA INSTALAÇÃO DE ARQUIVOS E DA BIBLIOTECA DO ITAMARATY.

MANGABEIRA  NA  ACADEMIA  DE  LETRAS  E  EXILADO
  
     EM SETEMBRO DE 1930, OCTÁVIO  MANGABEIRA FOI ELEITO MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, PARA A CADEIRA Nº 23, MAS NÃO TOMOU POSSE DEVIDO A ECLOSÃO DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO EM OUTUBRO.
     FOI UM DOS MAIS ATIVOS OPOSITORES DA REVOLUÇÃO DE 1930. PRESO, ACOMPANHOU WASHINGTON LUIS DA EUROPA, ONDE VIVEU EM DIVERSOS PAISES. RETORNOU AO PAÍS EM AGOSTO DE 1934, COM A ANISTIA VOTADA PELA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE PASSANDO  A LIDERAR A OPOSIÇÃO BAIANA CONTRA O INTERVENTOR JURACY MAGALHÃES.
     EM  SETEMBRO  1934, OTÁVIO  MANGABEIRA TOMOU POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

RETORNO  A  CÂMARA A  FEDERAL

     RECONDUZIDO A CÂMARA FEDERAL PELA  LIGA DE AÇÃO SOCIAL E POLÍTICA (LASP) DA BAHIA E O PRD, EXERCEU MANDATO DE MAIO DE 1935 A NOVEMBRO DE 1937. FOI, NESSE PERÍODO, UM DOS LIDERES DA OPOSIÇÃO A VARGAS, ESPECIALMENTE CONTRA A CONCESSÃO DE MEDIDAS SALES DE OLIVEIRA, PARTICIPANDO DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA (UDB).
    VOTOU CONTRA A DECRETAÇÃO DO ESTADO DE GUERRA EM OUTUBRO, LANÇANDO UM MANIFESTO, EM NOME DA UDB, DENUNCIANDO A ESTRATÉGIA GOLPISTA DE VARGAS QUANDO DA RENUNCIA FORÇADA DO GOVERNO GAÚCHO, DA CUNHA.

APOSENTADO, PRESO  E  EXILADO NO  ESTADO  NOVO EM  1938

     EFETIVADO O GOLPE DO ESTADO, APROXIMOU-SE DA AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA QUE ARTICULAVA UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA VISANDO Á DEPOSIÇÃO DE VARGAS. TORNOU-SE  UM DOS PRINCIPAIS LIDERES DA CONSPIRAÇÃO,  EM DECORRÊNCIA DE SEU ENVOLVIMENTO NA LUTA CONTRA A DITADURA, FOI APOSENTADO DO CARGO DE PROFESSOR DA ESCOLA POLITÉCNICA DA BAHIA EM 1938, DO QUAL SE ENCONTRAVA LICENCIADO HÁ MUITOS ANOS.
OTÁVIO  MANGABEIRA  FOI PRESO E CONDENADO A DOIS ANOS DE PRISÃO PELO TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL. APÓS QUATRO MESES, FOI LIBERTADO POR UM HABEAS-CORPUS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E PARTIU NOVAMENTE PARA O EXÍLIO,  VIVEU A MAIOR PARTE DE SEU EXÍLIO DA NOVA IORQUE, TRABALHANDO COMO TRADUTOR NA REVISTA READER’S DIGEST, RETORNOU AO BRASIL COM A ANISTIA DECRETADA A 2 DE ABRIL DE 1945.
     MANGABEIRA LIGOU-SE A UDN, ENGAJANDO-SE NA CAMPANHA DE EDUARDO GOMES A PRESIDENTE DA REPUBLICA. EM AGOSTO, FOI ELEITO PRESIDENTE NACIONAL DO PARTIDO.
    

  ELEITO DEPUTADO CONSTITUINTE (1945)
    
     COM A DEPOSIÇÃO DE VARGAS, EM OUTUBRO DE 1945, FOI READMITIDO, POR DECERTO DO PRESIDENTE JOSÉ LINHARES NA CÁTEDRA DA ESCOLA POLITÉCNICA E INDENIZANDO PELO TEMPO EM QUE ESTEVE AFASTADO.
     ELEITO, EM DEZEMBRO DE 1945, DEPUTADO PELA BAHIA NA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, TORNOU-SE VICE-PRESIDENTE DA MESA QUE DIRIGIU OS TRABALHOS. A SUBSTITUIÇÃO DO ESTADO DE GUERRA PELA TESE DO ESTADO DE SITIO EM CARÁTER PREVENTIVO  E A REDUÇÃO DE SEIS PARA CINCO ANOS DO MANDATO  PRESIDENCIAL FORAM PROJETO DE SUA INICIATIVA APROVADAS PELA ASSEMBLÉIA.
     COMBATEU, EM 1946, A PRIMEIRA TENTATIVA DE CASSAÇÃO DO MANDATO DE LUIS CARLOS PRESTES E DO CANCELAMENTO DO REGISTRO DO PARTIDO COMUNISTAS A BRASILEIRO, APESAR DE SUAS POSIÇÕES FRANCAMENTE CONTRARIAS AO COMUNISMO.
    A NOMEAÇÃO DE CLEMENTE MARIANI E RAUL FERNANDES, AMBOS UDENISTAS, PARA O MINISTÉRIO DUTRA, MARCOU O INICIO DA APROXIMAÇÃO DE SEU PARTIDO COM PSD, QUE GARANTIA A COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA, QUE , A BAHIA, APOIOU A INDICAÇÃO DE SEU NOME AO GOVERNO DO ESTADO.

OTÁVIO MANGABEIRA   ELEITO GOVERNADOR  DA  BAHIA

    ELEITO EM JANEIRO, TOMOU POSSE NO CARGO DE GOVERNADOR A 10 DE ABRIL DE 1947,   FINDANDO  SEU MANDATO  EM  31  DE  JANEIRO  DE 1951.
            COM A REDEMOCRATIZAÇÃO, A BAHIA O ESCOLHEU PARA GOVERNÁ-LA DE 1947 A 1951. REALIZOU UM GOVERNO DE GRANDES OBRAS AO MESMO TEMPO VOLTADO PARA OS CARENTES. TEVE A SORTE DE COMEMORAR GRANDES EFEMÉRIDES, JUNTAMENTE NO PERÍODO QUE ANTECEDEU ÀS FISSURAS DO ANO SEGUINTE, COM A ESCOLHA DOS CANDIDATOS DA UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL – UDN E DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO – PSD À SUA SUCESSÃO, NAS ELEIÇÕES DE 1950. ELEIÇÕES QUE ELE PRESIDIU COMO MAGISTRADO, INDO ATÉ O ULTIMO DIA DO SEU MANDATO. E CRIOU A TRADIÇÃO DO GOVERNADOR MANTER-SE  NO CARGO ATÉ O TÉRMINO LEGAL.  

SECRETARIADO  NO GOVERNO  OCTÁVIO  MANGABEIRA
(10/04/1947  A  31/01/1951)

FAZENDA -  JOÃO  DA  COSTA PINTO  DANTAS  JÚNIOR
INTERIOR  E  JUSTIÇA – ALBÉRICO  FRAGA
EDUCAÇÃO E  SAÚDE -   ANÍSIO SPINOLA  TEIXEIRA
VIAÇÃO  E  OBRAS  PÚBLICAS – ARNALDO  PIMENTA  DA  CUNHA
AGRICULTURA – NESTOR DUARTE
 SEGURANÇA  PÚBLICA  -  EPAMINONDAS  BERBERT  DE CASTRO
CHEFE  DA  CASA  MILITAR  - CORONEL  MAURINO CEZIMBA  TAVARES
OFICIAIS DE  GABINETE-  ALBERTO  DE  CASTRO  LIMA,  RENATO  BIÃO  DE  CERQUEIRA, JOSÉ  WANDERLEY  DE ARAÚJO  PINHO.
     PARA  PRESIDENTE DO INSTITUTO  DO  CACAU  FOI   NOMEADO  O  SR. SILVINO  KRUSCHEWSKY  E  PARA  PRESIDENTE  DO INSTITUTO CENTRAL  DE  FOMENTO  ECONÔMICO  DA  BAHIA  (ICFEEB) O  SR. MÁRIO  CAMPOS.

OBRAS  REALIZADAS NO GOVERNO  OTÁVIO  MANGABEIRA

     NO INICIO DE ANO SEGUINTE, CELEBROU COM O PRESIDENTE DUTRA O ACORDO INTERPARTIDÁRIO, GARANTINDO O BLOCO PARLAMENTAR DE SUSTENTAÇÃO AO GOVERNO FORMADO PELO PSD, UDN E PR. ESSA ALIANÇA ASSEGUROU O APOIO FEDERAL ÀS INICIATIVAS DO GOVERNO DA BAHIA. EDUCAÇÃO E SAÚDE, A CARGO DE ANÍSIO TEIXEIRA E AGRICULTURA, AOS CUIDADOS DE NESTOR DUARTE, CONSTITUÍRAM SETORES PRIORITÁRIOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

     NA  SECRETÁRIA  DE  EDUCAÇÃO  E  SAÚDE, REGISTRA-SE QUE O NUMERO DE UNIDADE ESCOLARES, ERA DE 2.115 EM 1946 A 1949, PASSA A 5.009 E A FREQÜÊNCIA MEDIA, QUE ERA EM 1946 DE 10.874, SE ELEVA A 198.349, QUASE O DOBRO EM 1949. O NUMERO DE PROFESSORES PASSOU DE 3.327 EM 1946 A 6.232 EM 1949.
    AS CHAMADAS “ESCOLAS RURAIS” CONSTRUÍDAS PELO ESTADO COM RECURSOS NOS FORNECIDOS PELO GOVERNO FEDERAL (60 MIL CRUZEIROS PARA CADA) FICARAM COM ESTADO AS RESPONSABILIDADES DE EQUIPA-LA E MANTÉLAS.

CONSTRUÇÃO  DE  GINÁSIOS NOS  BAIRROS  DE  SALVADOR
  
     NA CAPITAL, DESTACARAM-SE OS NOVOS E GRANDES GRUPOS ESCOLARES (GINÁSIOS), CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO,  COLÉGIO  JOÃO  FLORÊNCIO  GOMES,  NA  RIBEIRA, NA  BAIRRO  DA LIBERDADE  DUQUE  DE   CAXIAS, SEVERINO  VIEIRA  EM  NAZARÉ,  MANOEL  DEVOTO ,  NO  RIO  VERMELHO, CADA UM DESSES  GINÁSIOS  PARA MIL ALUNOS, ALEM DE CONTAR COMA ESCOLA PARQUE, CONSTITUÍRAM-SE NUM CONJUNTO COMO NÃO HAVIA OUTRO NO PAIS, EM MATÉRIA DE ENSINO.
     EXECUTA REFORMAS EM VARIAS CASA ONDE FUNCIONAVAM ESCOLAS PRIMARIAS E VÁRIOS TRABALHOS FORAM EXECUTADOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E NO COLÉGIO DA BAHIA, DESDOBRADO EM DIVERSAS SECÇÕES EM DIFERENTES BAIRROS, PARA MELHOR DISSEMINAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO.
    
ESCOLAS  NO  INTERIOR  DA  BAHIA

     NO INTERIOR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, DISTRIBUIU AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO 16.749 CARTEIRAS ESCOLARES, 1.179 CADEIRAS, 561 ESCRIVANINHAS, 568 ARMÁRIOS E 525 QUADROS NEGROS E MAIS 94. 442 LIVROS ESCOLARES, 4.849 MAPAS, 32.466 CADERNOS PARA APONTAMENTOS, 72.380 CADERNOS ESCOLARES ESPECIALIZADOS, 24. 353 DÚZIAS DE LÁPIS,ETC.

SAÚDE PÚBLICA

     NO CAMPO DA SAÚDE PUBLICA: UMA TRANSFORMAÇÃO SE OPEROU NA CAPITAL, NO QUE DIZ RESPEITO A LEPROSÁRIO, DOENÇAS MENTAIS, TUBERCULOSE, HOSPITAL DE ISOLAMENTO, HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO, INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA, CENTROS DE SAÚDE; NO INTERIOR; QUANTO A CENTROS E POSTOS DE SAÚDE, FORAM OUTROS TANTOS CONSTRUÍDOS, DUPLICOU O NUMERO DE LEITOS NO HOSPITAL SANTA TEREZINHA, INSTALANDO A SECÇÃO INFANTIL, TRANSFORMANDO O CONJUNTO HOSPITALAR EM FUNDAÇÃO COM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA.
   
SECRETARIA DO INTERIOR:

     INSTALAÇÃO DOS SERVIÇOS DA JUSTIÇA, NO FÓRUM RUI BARBOSA, CONSTRUÍDO NO SEU GOVERNO, CONSTRUÇÃO DA NOVA PENITENCIARIA.

SECRETARIA DA AGRICULTURA:
    
     INAUGURA A GLEBA A DA COLÔNIA DE BOA UNIÃO, EM ABRANTES. INAUGURA O NÚCLEO COLONIAL DA BAHIA. CONCLUIU OS TRABALHOS DE REFLORESTAMENTO EM MARACÁS E NA BACIA DO RIO JEQUIRIÇÁ. INAUGURA TAMBÉM, A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE CANA.
     OTÁVIO MANGABEIRA FAZ A AQUISIÇÃO DAS TERRAS DA FAZENDA E ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE ALGODÃO, INICIA A INSTALAÇÃO DESTA. AQUISIÇÃO DE TERRAS E INSTALAÇÃO DA COLÔNIA AGRÍCOLA DE JAGUAQUARA, EM REGIME DE ACORDO COM O GOVERNO FEDERAL.
     NA CIDADE DE NAZARÉ, INAUGURA O CENTRO AGRÍCOLA PROFISSIONAL NO APRENDIZADO CLEMENTE CALDAS. INAUGURA O INSTITUTO BIOLÓGICO  DA BAHIA. OBRA DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE EDIFÍCIOS SEDE DO INSTITUTO JAUÁ. CONSTRÓI AÇUDES, POÇOS E FAZ IRRIGAÇÃO EM VARIAS  LOCALIDADES DO INTERIOR.
    
SECRETARIA DE VIAÇÃO

      OBRAS DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA NA CAPITAL, COM OS RESERVATÓRIOS DO GARCIA E DA CRUZ DO COSME, LINHAS ADUTORAS, ETC. OBRAS NA PRAÇA DE ESPORTES E NO HOTEL DE ITAPARICA, AS DA BAIXA DO FISCAL E LARGO DO TANQUE, ETC. CAMPOS DE POUSO  NO INTERIOR, MELHORAMENTOS NA ESTRADA DE FERRO DE NAZARÉ E NA NAVEGAÇÃO BAIANA.

ACONTECIMENTOS  CÍVICOS

     A 29 DE MARÇO DE 1949, FOI COMEMORADO O QUARTO CENTENÁRIO DA CIDADE DO SALVADOR, A MAIS ANTIGA DO BRASIL. FORAM REALIZADOS DESFILES CÍVICOS E HISTÓRICOS, COM CENTENAS DE FIGURANTES REVIVENDO OS PRINCIPAIS FATOS, ACONTECIMENTOS E VULTOS DA HISTORIA BAIANA.
     O TEATRO DO INSTITUTO NORMAL FOI RESTAURADO E ADAPTADO PARA LEVAR A CENA O “AUTOR DE GRAÇA E GLORIA DA BAHIA” POR ARTISTAS AMADORES BAIANO.
     A 05 DE NOVEMBRO DE  1949, FORAM CELEBRADAS AS FESTAS PELA PASSAGEM DO PRIMEIRO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE RUY BARBOSA.
     UM GRANDE DESFILE CÍVICO ACOMPANHOU OS RESTOS MORTAIS DO GRANDE BRASILEIRO QUE FORAM DEPOSITADOS NA CRIPTA RECÉM-INAUGURADO FÓRUM RUY BARBOSA.

GOVERNO  IMPESSOAL  E  SEM  PROSELITISMO

     REALIZOU UM GOVERNO IMPESSOAL E SEM PROSELITISMO, DEFINIU PRIORIDADES, EM ATENÇÃO ÀS NECESSIDADE E AOS SENTIMENTOS POPULARES. VOLTOU-SE, COM EMPENHO, PARA MELHORIA DOS HOSPITAIS PÚBLICOS E DOS CENTROS MÉDICOS E CUIDOU  DOS DESPORTOS E PROSSEGUIU A CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO QUE TEM O SEU NOME  (ESTÁDIO OTÁVIO MANGABEIRA).
     CONSTRUIU  O  FÓRUM  RUI BARBOSA SENDO  INAUGUROU-O NO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO GRANDE JURISTA BRASILEIRO, RECOLHENDO AÍ, EM CRIPTA AUSTERA, OS SEUS RESTOS MORTAIS, E NELE INSTALANDO A SEDE DO PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA.
    EM FINS DE 1949, TEVE SEU NOME SUGERIDO PARA SUCESSÃO PRESIDENCIAL, MAS A UDN MAIS UMA VEZ ESCOLHEU O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, DERROTADO POR VARGAS EM 1950.

APOIO  A  CANDIDATURA  DE   DR.  LUIS RÉGIS  PACHECO

     NA BAHIA, VERIFICOU-SE UMA CISÃO NO GRUPO UDENISTA DEVIDO À ESCOLHA DE JURACY MAGALHÃES PARA CONCORRER AO GOVERNO DO ESTADO. O GRUPO “AUTONOMISTA” COESO EM TORNO DO ANTI-JURACISISMO, APOIOU A CANDIDATURA DE LAURO DE FREITAS, MORTO EM ACIDENTE AÉREO UM MÊS ANTES DAS ELEIÇÕES E SUBSTITUÍDO POR RÉGIS PACHECO (PSD/PTB), QUE VENCEU O PLEITO.
     PASSOU O GOVERNO A SEU SUBSTITUTO EM 31 DE JANEIRO DE 1951, FICANDO DURANTE QUATRO ANOS SEM EXERCER NENHUM MANDATO POIS RECUSARA-SE A AFASTAR-SE DO GOVERNO DO ESTADO PARA SE CANDIDATAR AO SENADO EM 1950.
     AFASTOU-SE DA UDN, PARTICIPANDO DA CRIAÇÃO DO PARTIDO LIBERTADOR (PL) NA BAHIA. ELEGEU-SE NOVAMENTE À CÂMARA FEDERAL EM OUTUBRO DE 1954, PELA COLIGAÇÃO DO PL, PDS E PRP. ADERIU À CAMPANHA DE JUAREZ TÁVORA/MILTON CAMPOS, DERROTADOS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE OUTUBRO DE 1955 POR JUSCELINO KUBITSCHEK/JOÃO GOULART (PSD/PTB).
    EM AGOSTO DE 1956, APOSENTOU-SE COMO PROFESSOR PELA ESCOLA POLITÉCNICA.
   
OTÁVIO MANGABEIRA SENADOR FEDERAL

     OTÁVIO  MANGABEIRA   FOI  ELEITO SENADOR PELA BAHIA, EM OUTUBRO DE 1958, NA LEGENDA DA COLIGAÇÃO UDN/PL, ASSUMIU O MANDATO EM FEVEREIRO DE 1959. ENGAJOU-SE NA CAMPANHA EM FAVOR DA CHAPA JÂNIO QUADROS/MILTON CAMPOS À SUCESSÃO PRESIDENCIAL, MAS JÁ DOENTE, AFASTOU-SE EM JULHO PARA TRATAMENTO DE SAÚDE.
    FALECEU-SE EM 29 DE NOVEMBRO DE 1960, NO RIO DE JANEIRO

MANGABEIRA DEFENSOR  DOS  IDEAIS  DEMOCRÁTICOS

      NESSA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE QUASE MEIO-SÉCULO, MANGABEIRA FOI ANTES DE TUDO UM MILITANTE DE SUAS IDÉIAS, PRINCIPALMENTE, DA PRATICA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE. CONCEBIA A DEMOCRACIA BRASILEIRA NA FASE DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1946 COMO UMA PLANTINHA MUITO TENRA QUE PRECISAVA SER CONSTANTEMENTE REGADA.   

RESUMO DOS  MANDATOS  ELETIVOS

OTÁVIO  MANGABEIRA  FOI  ELEITOS   EM  NOVE MANDATOS  POLÍTICOS,  SENDO  UM MANDATO   COMO  CONSELHEIRO  MUNICIPAL  DE SALVADOR (VEREADOR), DEPUTADO  FEDERAL  EM  SETE  MANDATOS. EXERCEU   UM MANDATO  DE  GOVERNADOR  DA  BAHIA,  UM  MANDATO  DE    SENADOR  FEDERAL


CRONOLOGIA  DOS  MANDATOS  ELETIVOS

CONSELHEIRO  MUNICIPAL - 1908  A  1911 
DEPUTADO FEDERAL  EM 6  MANDATOS  ELETIVOS - 1912/15, 1916/19, 1920/23, 1924/27, 1935/37  (CONSTITUINTE), 1946  ( CONSTITUINTE,  1947 (CONSTITUINTE, EM  1947  ELEITO GOVERNADOR),
1955/58  DEPUTADO  FEDERAL
GOVERNADOR  DA  BAHIA - 1947/51
SENADOR  FEDERAL   1959/62  (FALECEU  EM 1960).

Inauguração  do Estádio  da  Fonte  Nova - 28/01/1951

     O ESTÁDIO  OTÁVIO  MANGABEIRA, CONHECIDO  POPULARMENTE  COMO ESTÁDIO  DA  FONTE NOVA  FOI  INAUGURADO  NUMA  TARDE  DE  DOMINGO,  DIA  28  DE JANEIRO  DE 1951. A  FONTE  NOVA  FOI  INAUGURADA  NO  ÚLTIMO  MÊS  DO TERMINO  DO MANDATO  GOVERNO OTÁVIO  MANGABEIRA.


     O ESTÁDIO DA  FONTE NOVA,  FOI  INAUGURADO  FALTANDO  VÁRIOS  ITENS  DO QUE CONSTAVA  NA SUA PLANTA  ARQUITETÔNICA. O GOVERNO  DO  ESTADO  INVESTIU  ATÉ  A SUA  INAUGURAÇÃO PARCIAL, A  QUANTIA   DE  12   MILHÕES  DE CRUZEIRO E DEIXOU ORÇADO   EM  10   MILHÕES  DE  CRUZEIRO  PARA  O GOVERNO   DO  LUIS  RÉGIS PACHECO, A FIM  DE SEREM  COMPLEMENTADAS  AS SUAS  OBRAS    PREVISTAS   NA    SUA  PLANTA  ARQUITETÔNICA.


     SERÃO NECESSÁRIOS MAIS 13  MILHÕES PARA  COMPLEMENTAÇÃO  DAS   OBRAS DO  ESTÁDIO OTÁVIO MANGABEIRA, TOTALIZANDO  25  MILHÕES DE CRUZEIROS, QUANDO SERÃO CUMPRIDOS TODOS  OS ITENS   DA  SUA  PLANTA ARQUITETÔNICA.

Governador  Inaugurou  a Fonte Nova

     O  DESFILE  DA  FESTA  DE  INAUGURAÇÃO  DO  TÃO  SONHADO  ESTÁDIO,  DIGNO,  COM  A  EVOLUÇÃO  DO  FUTEBOL  BAIANO,  INICIOU-SE  COM  O  DESFILE  DAS  EQUIPES  PARTICIPANTES  DO  TORNEIO  COMEMORATIVO  DA  INAUGURAÇÃO  DO  ESTÁDIO  OTÁVIO  MANGABEIRA,  A  FONTE  NOVA,  ÀS  14:15 HS.
     TENDO  A  FRENTE  DO  DESFILE  OS  JUÍZES  DA  FEDERAÇÃO  BAIANA  DE  DESPORTO  TERRESTRE  (FBDT),  TODOS  UNIFORMIZADOS,  ENTRANDO  PELO  TÚNEL  RESERVADO  SÓ  PARA  OS  JUÍZES,  SENDO  RECEBIDOS  COM  APLAUSOS,  ENTUSIASTICAMENTE  PELO  PÚBLICO  PRESENTE  NAS  DEPENDÊNCIAS  DO  ESTÁDIO.
     A  FRENTE  DOS  JUÍZES  VINHAM  AS  RESPECTIVAS  MADRINHAS,  EMPUNHANDO,  OS  ESTANDARTES  DOS  SEUS  REPRESENTANTES  (CLUBES).  DEPOIS  DE  DAREM  UMA  VOLTA  EM  TORNO  DO  CAMPO,  FORAM  POSTAR-SE  EM  FRENTE  A  TRIBUNA  DE  HONRA  AGUARDANDO  A  CHEGADA  DO  GOVERNADOR  OTÁVIO  MANGABEIRA.
     O  GOVERNADOR  OTÁVIO  MANGABEIRA,  ANTES  DE  ENTRAR  NASA  DEPENDÊNCIAS  DO  ESTÁDIO  (CAMPO  DE  JOGO),  FOI  RECEBIDO  PELAS  AUTORIDADES  ESPORTIVAS  NA  ENTRADA  DO  PORTÃO  DE  ACESSO  AO  ESTÁDIO, PRINCIPALMENTE  PELO  PRESIDENTE  DA  FBDT,  O  SR.  ARNALDO  SILVEIRA  E  OS  MEMBROS  DO  CONSELHO  REGIONAL  DE  DESPORTO  (CRD),  TENDO  DESCERRADA  A  PLACA  ALUSIVA  A  INAUGURAÇÃO  DA  FONTE  NOVA.
     APÓS  A  SOLENIDADE  DESCRITA,  O  GOVERNADOR  OTÁVIO  MANGABEIRA  E  A  COMITIVA  DIRIGIRAM-SE  PARA  O  CAMPO  DE  JOGO  E  AO  ENTRAR  DENTRO  DO  ESPAÇO  DO  CAMPO DE  FUTEBOL,  DIRIGIU-SE  PARA  CENTRO  DO  GRAMADO,  SENDO  RECEBIDO  COM  APLAUSOS  ENTUSIASTICAMENTE  PELOS  25  MIL  PESSOAS  PRESENTES  NAS  DEPENDÊNCIAS  DA  FONTE  NOVA,  DEIXANDO  O  GOVERNADOR  EMOCIONADO  E  FELIZ,  PELO  CARINHO  DO  PÚBLICO.
     NO  CENTRO  DO  GRAMADO,  OTÁVIO  MANGABEIRA  DEU  O  PONTAPÉ  INICIAL  NA BOLA,  NO  JOGO  ENTRE GUARANI  E  BOTAFOGO,  ESTAVA  INAUGURADO  O  ESTÁDIO  OTÁVIO  MANGABEIRA,  A  FONTE  NOVA,  ERA  UMA  NOVA  FASE  QUE  ABRIA  PARA  A  ESTRUTURAÇÃO  E  DIMENSÃO  DO  FUTEBOL  PROFISSIONAL  NO  ESTADO  DA  BAHIA.
     APÓS  DAR  O  PONTAPÉ  INICIAL  NA  BOLA,  NO C ENTRO  DO  GRAMADO,  INAUGURANDO  O  ESTÁDIO  QUE  LEVA  O  SEU  NOME,  OTÁVIO  MANGABEIRA,  O  GOVERNADOR  SE  DIRIGIU  PARA  A  TRIBUNA  ESPECIAL,  NAS  DEPENDÊNCIAS  DO  ESTÁDIO  E  DE  LÁ  ASSISTIU  OS  PRIMEIROS  JOGOS  DO  TORNEIO  COMEMORATIVO  A  INAUGURAÇÃO  DO REFERIDO  ESTÁDIO.


     OTÁVIO MANGABEIRA  BENEMÉRITO DO ESPORTE  BAIANO


     O  GOVERNADOR  OTÁVIO  MANGABEIRA,  MUITO  SENSÍVEL  AOS  RECLAMOS  DOS  DESPORTISTAS  BAIANOS,  CARENTES  DE  UMA  PRAÇA  DE  ESPORTES  A  ALTURA  DO  CRESCIMENTO  DO  FUTEBOL  PROFISSIONAL  DA  BAHIA, CONSTRUIU   O  ESTÁDIO DA  FONTE, NÃO PODENDO  CONCLUI-LA TOTALMENTE NO SEU  MANDATO, COMO  ERA  DO  SEU  DESEJO.   


     MANGABEIRA,  ATENDENDO  AO  SONHO  DE  MILHARES  DE BAIANOS AMANTES DO FUTEBOL BAIANO,  TOMOU  EMPRÉSTIMO  NA  CAIXA  ECONÔMICA  PARA  A  CONSTRUÇÃO  DO ESTÁDIO  DA FONTE  NOVA,  COM  A CONSTRUÇÃO DO CITADO ESTÁDIO,  O FUTEBOL  BAIANO   ALCANÇOU  UMA   DIMENSÃO DE  GRANDEZA  Á  NÍVEL  DO   EIXO SUL  E SUDESTE,  NAS  DÉCADAS  DE 1950 E  1960.


     O GOVERNADOR OTÁVIO MANGABEIRA TEVE  O SEU HONROSO NOME COLOCADO  NO ESTÁDIO  DA  FONTE NOVA, UMA HOMENAGEM JUSTA, PELA  SUA  SENSIBILIDADE AO FUTEBOL  DA  BAHIA  E A CORAGEM DE EDIFICAR UM ESTÁDIO GRANDIOSO A ALTURA  DO PUJANTE  CRESCIMENTO DO  FUTEBOL  BAIANO JÁ NO  FINAL  DA  DÉCADA   DE 1940  E  INÍCIO  DA  DÉCADA   DE  1950.


     COM A CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO DO  ESTÁDIO DA FONTE NOVA, SE  ABRIU  UMA NOVA  PÁGINA  NA RICA  HISTÓRIA  DO FUTEBOL  BAIANO  E  NORDESTINO,  ANTES  CONFINADO  NO  ACANHADO ESTÁDIO ARTHUR  MORAIS  (CAMPO DA  GRAÇA), LIMITADA  NA SUA CAPACIDADE POUCO MAIS DE 7 A  8 MIL TORCEDORES.


     COM  A  CONSTRUÇÃO DA FONTE  NOVA,  HOUVE  UMA  VALORIZAÇÃO  EM  TODA  AQUELA  REGIÃO PERIFÉRICA   AO ESTÁDIO, A  EXPLORAÇÃO  IMOBILIÁRIA  CRESCEU,  FORAM CONSTRUÍDAS MUITAS  MORA-DIAS,  NOVAS  RUAS, AVENIDAS  E PRAÇAS FORAM  EDIFICADAS.


    A  ÁREA ANTES SEM  VALOR, SERVINDO  DE DEPÓSITO DE LIXO. NOS TEMPOS ATUAIS (2009) SE TORNOU  UM  LOCAL APLAUSÍVEL,  ECOLÓGICO  E  ESPORTIVO.


A  FONTE  NOVA     APÓS    A SUA  INAUGURAÇÃO  E CONCLUSÃO, SE  TORNOU UM  DOS  MAIS  BONITOS  ESTÁDIOS  E  FUTEBOL  DO  BRASIL  PELA ARQUITETURA  OLÍMPICA, IMITANDO UMA  “FERRADURA”COM UM LINDO VISUAL, TENDO  AO  FUNDO  O  LENDÁRIO DIQUE DO TORORÓ, REPRESADO PELOS  HOLANDESES EM  1624,  ANO  DA  HISTÓRICA,  PRIMEIRA  INVASÃO HOLANDESA NA  BAHIA.


BAHIA  CAMPEÃO  DO  TORNEIO  DE  INAUGURAÇÃO  DA  FONTE  NOVA

     O  BAHIA  E  O  IPIRANGA  FIZERAM  A  GRANDE  FINAL  DO  TORNEIO  COMEMORATIVO  DE  INAUGURAÇÃO  DO  ESTÁDIO  DA  FONTE  NOVA   E  NO  FINAL  DO  TEMPO  DE  60  MINUTOS,  SENDO  ESSES  60  MINUTOS  DIVIDIDOS  EM 2  TEMPOS,  O  BAHIA  DERROTOU  O  TIME  FAVORITO  DO  IPIRANGA  PELO PLACAR  DE  3X2,  SAGRANDO-SE  CAMPEÃO  DO  TORNEIO  COMEMORATIVO,  UM  FEITO  HISTÓRICO  NO  FUTEBOL  BAIANO.
     NO  1º  TEMPO  DA  PARTIDA,  O  IPIRANGA  VENCIA  A  PARTIDA  POR  2X1,  MARCANDO  PARA  O  IPIRANGA  ANTONIO  MÁRIO  E  MUNDINHO,  E  PARA  O  BAHIA  ALFREDO. O  IPIRANGA  FAVORITO  PARA  CONQUISTAR  O  TORNEIO,  INICIOU  DANDO  A  IMPRESSÃO  DE  QUE  VENCERIA  O  BAHIA  COM  FACILIDADE,  AOS  POUCOS  O  BAHIA  FOI  EQUILIBRANDO  A  PARTIDA.
     NO  2º  TEMPO  VEIO  A  BONITA  E  SURPREENDENTE  VITÓRIA  DO  TIME  MISTO  DO  BAHIA.  O  PONTA  DIREITA  TECO  EMPATOU  O  JOGO  E  NOVAMENTE  O  CENTROAVANTE  ALFREDO  MARCOU  O  TERCEIRO  GOL  DA  PARTIDA,  ESTABELECENDO  DE  VIRADA,  BAHIA  3X2  IPIRANGA.
     A  TORCIDA  DO  BAHIA FEZ  A  FESTA  NA  FONTE  NOVA,  QUE  RECEBEU  25  MIL  TORCEDORES, FICANDO  AS SUAS  DEPENDÊNCIAS  (GERAIS  E  ARQUIBANCADAS  SUPERLOTADAS).
     APITOU  A  PARTIDA  O  SR.  ANTONIO  BERNADO,  QUE  TEVE  UM DESEMPENHO  REGULAR,  NA  OPINIÃO  DA  CRÔNICA  ESPORTIVA  PRESENTE  NA  FONTE  NOVA. 
     O  BAHIA  FOI  CAMPEÃO  COM  OS  SEGUINTES  JOGADORES:  NADINHO,  PERNAMBUCO,  TOTE,  NEVES,  GIBA  E  CHIQUINHO.  TEÇO,  GERECO, ALFREDO,  JUCA  E  ELIAS.
     IPIRANGA  FOI  VICE-CAMPEÃO  COM:  JOSÉ,  ZECA, PEQUENO,  SABINO, GIZO  E  CHAVES.  MARITO,  RAIMUNDO,  ANTONIO  MÁRIO,  ISMAEL  E  O  PONTA  RAIMUNDINHO.  DESTAQUES  PARA  O  GOLEIRO  JOSÉ  E  TODA  A  LINHA  DE  ATAQUE  DO  TIME  DO  IPIRANGA.
     NA  BAHIA  TODA  A  EQUIPE  FOI  BRILHANTE,  JÁ  QUE  SÓ  ATUARAM  2  JOGADORES  PROFISSIONAIS  E  O RESTANTE  ASPIRANTES,  SENDO  O  IPIRANGA  O  GRANE  FAVORITO  PARA  CONQUISTAR  O  TORNEIO.
     COM  A  COMPLEMENTAÇÃO  DAS OBRAS, OBEDECENDO  A  SUA  PLANTA,  A  CAPACIDADE  TOTAL  DA  FONTE  NOVA,  COM  SUA  VISTOSA  “FERRADURA”  FICOU  COM  APROXIMADAMENTE  50  MIL  PESSOAS  (SUPERLOTADA),  UM  DOS  GRANDES  ESTÁDIOS  DE  FUTEBOL  DO  BRASIL,  A  PARTIR  DA  SUA  INAUGURAÇÃO, NO  DIA  28/1/1951.  O  SISTEMA  DE  ILUMINAÇÃO  (REFLETORES)  FORAM  INAUGURADOS  DEPOIS  DA  INAUGURAÇÃO  DO  DIA  28  DE  JANEIRO  DE  1951
     NOTA:  PESQUISADO  NO  JORNAL  ESTADO  DA  BAHIA,  DIA  29/1/1951.

O ESTÁDIO DA  FONTE  NOVA  NO  DIA  DA  INAUGURAÇÃO

NA  INAUGURAÇÃO  SIMBÓLICA  DA  FONTE  NOVA  NO  DIA  28/1/1951,  NÃO  ESTAVAM  CONCLUÍDAS:  A  TRIBUNA  DE  HONRA,  IMPRENSA,  A  COMPLEMENTAÇÃO  DAS  ARQUIBANCADAS  POPULARES  (LADO  ESQUERDO  DO  PORTÃO  PRINCIPAL  DE  ACESSO  DOS  TORCEDORES). O  FOSSO  FOI  INAUGURADO  NO  DIA  28/1/1951.
     E  TAMBÉM  O  COMPLEMENTO  DAS  ARQUIBANCADAS  LOCALIZADAS  À  DIREITA  DO  REFERIDO  PORTÃO  PRINCIPAL. A  ILUMINAÇÃO  NÃO  FOI  INAUGURADA,  TENDO  AS  TORRES  SIDAS  EDIFICADAS.  AS  CABINES  DE  RÁDIO  NÃO  ESTAVAM  PRONTAS,  A  PISTA  FICOU  PRONTA,  MARGEANDO  O  GRAMADO  DA  FONTE  NOVA.
   UMA PARTE  SIGNIFICATIVA  DA  ARQUIBANCADA  SITUADA DO LADO ESQUERDO   DO  PORTÃO PRINCIPAL DE ACESSO  A  FONTE NOVA, DENOMINADA  DE  GERAIS, NÃO  FICOU   PRONTA   PARA  O DIA  DA  INAUGURAÇÃO. 
     AS  OBRAS  COMPLEMENTARES  FORAM  EXECUTADAS  NA  ADMINISTRAÇÃO  ESTADUAL  DO  GOVERNADOR  RÉGIS  PACHECO.  ESSA  PARTE  INAUGURADA  TINHA  A  CAPACIDADE  PARA  20  MIL  PESSOAS,  MAS PEGOU  MAIS  DE  25  MIL, JÁ  QUE  OS  MORROS  QUE  CIRCULAVAM  AS  ARQUI-BANCADAS  ESTAVAM  REPLETOS  DE  TORCEDORES  E  FOI  O  MAIOR  PÚBLICO  JÁ  COMPARECIDO  EM  JOGO  DE  FUTEBOL  NA  BAHIA.
     AS  CADEIRAS NUMERADAS  TAMBÉM  FORAM  INAUGURADAS  NO  DIA  28/1/1951.

COMPLEMENTAÇÃO  DAS  OBRAS
 NA  FONTE  NOVA (1/2/1952)

     AS  OBRAS  DE  COMPLEMENTAÇÃO  DO  ESTÁDIO  DA  FONTE  NOVA,  QUE  FOI  INAUGURADA  PARCIALMENTE  NO  DIA  28/1/1951,  PELO  GOVERNADOR  OTÁVIO  MANGABEIRA,  JÁ  NO SEU  FINAL  DE  GOVERNO,  PROSSEGUIRAM  NA  ADMINISTRAÇÃO  DO  GOVERNADOR  DR. LUIS  RÉGIS  PACHECO (31/1/1951  A  07/04/1955).
     ESTÃO  EM  ANDAMENTO  PARA  SEREM  CONCLUÍDAS  AS  OBRAS  RESTANTES  DO  PROJETO  ARQUITETÔNICO  DA  FONTE  NOVA. JÁ  ESTÃO   PRONTAS  AS  ACOMODAÇÕES  DAS  POPULARES  (GERAIS)  E  DAS  ARQUIBANCADAS,  FALTANDO  PARA  FECHAR  A  FERRADURA,  APENAS  OS  DEGRAUS  DAS  DUAS  EXTREMIDADES,  UMA  DAS  QUAIS  A  DO  LADO  DAS  ARQUIBANCADAS  E FICARÃO  PRONTAS  ANTES  DO  DIA  16  DE  FEVEREIRO  (1952).
     AS  ACOMODAÇÕES  QUE  DEVERÃO  SER  EDIFICADAS  POR  CIMA  DOS  VESTUÁRIOS  E  BANHEIROS,  DEPENDÊNCIAS  E  ADMINISTRAÇÃO  DO  ESTÁDIO,  EM  OBRAS  DE  CONCRETO,  NÃO   FICARÁ  PRONTA  NO  DIA  16  DE  FEVEREIRO.
     ESTÃO  TRABALHANDO NAS OBRAS O ESTÁDIO  CERCA  DE  100  OPERÁRIOS,  SEGUNDO  O  ENGENHEIRO  NILTON  SIMAS.  A TRIBUNA DE HONRA E  DA IMPRENSA  JÁ  ESTÃO  SENDO  CONSTRUÍDAS,  LAMENTAVELMENTE O  PROJETO  ORIGINAL  SOFREU  UM  CORTE,  NA  PARTE  REFERENTE  A  TRIBUNA  DE  HONRA,  PORQUE  SE  OBEDECESSE  NA  CONSTRUÇÃO  DO  PROJETO  ORIGINAL,  TERIA  QUE  SER  GASTOS  MAIS  ALGUMAS  DEZENAS  DE  CRUZEIROS.
     TODAVIA  A  TRIBUNA  ESTÁ  SENDO  ATACADA  COM  ENTUSIASMO  E  ESTARÁ  ELA  PRONTA  NO  DIA  16  DE  FEVEREIRO,  INCLUINDO  UMA  PEQUENA  MARQUISE  DE  CONCRETO.  A  REABERTURA  COM  AS  OBRAS DE  COMPLEMENTO  CITADOS,  SENDO   REALIZADO  NO  DIA  16  DE  MARÇO  E  1952,  UM  AMISTOSO  ENTRE  SELEÇÃO  BAIANA  E  DO PARANÁ.
     A  FONTE  NOVA  QUANDO  FOI  CONCLUÍDA  ANOS (1952),  DEPOIS,  PASSOU  A  TER    UMA  CAPACIDADE  EM  TORNO DE 32 MIL TORCEDORES, MAS  JÁ COMPORTOU  MAIS  DE 39 MIL (SUPERLOTAÇÃO). A  PISCINA  OLÍMPICA  DA  FONTE NOVA  COM  SUAS  COM  AS  ARQUIBANCADAS,  SÓ  FOI  INAUGURADA DURANTE  O  GOVERNO  DO  GENERAL  JURACI  MAGALHÃES (07/04/1959  A  07/04/1963).

  

FONTES BIBLIOGRÁFICA:

(REVISTA DA FUNDAÇÃO  PEDRO  CALMON (CENTRO DE MEMÓRIA DA  BAHIA), ANO II, Nº 2, 1997. 115, 117, 121,  191 A 193P.  CARTILHA  POLÍTICA  DOS  GOVERNADORES, 65, 66P.). JORNAL A TARDE, MARÇO 1951,
ESTADO DA  BAHIA MARÇO DE 1951, DIÁRIO  DE NOTÍCIAS,  DIÁRIO DA  BAHIA.



   GALERIA DE FOTOS 
 EDIFÍCIO  DO  FÓRUM RUI BARBOSA  INAUGURADO NO ANO DE 1949 PELO GOVERNADOR OTÁVIO MANGABEIRA QUE  HOMENAGEOU O JURISCONSULTO  RUI BARBOSA  APÓS  SEU  FALECIMENTO OCORRIDO  NO RIO DE JANEIRO  EM  1923. FOTO CHIQUITINHA MARAVILHA EM 2013.
 EDIFÍCIO  DO  FÓRUM RUI BARBOSA  INAUGURADO NO ANO DE 1949 PELO GOVERNADOR OTÁVIO MANGABEIRA QUE  HOMENAGEOU O JURISCONSULTO  RUI BARBOSA  APÓS  SEU  FALECIMENTO OCORRIDO  NO RIO DE JANEIRO  EM  1923. FOTO CHIQUITINHA MARAVILHA EM 2013.


RUY BARBOSA:
  LUTOU PELA   EXTINÇÃO  DA   ESCRAVIDÃO NEGRA   NO BRASIL!
  FOTO    DO EDIFÍCIO   DO FÓRUM RUY  BARBOSA     NA  CIDADE  DE SALVADOR (CAMPO A PÓLVORA), ARQUIVO  DE CHIQUITINHA NA  PESQUISA  NO INÍCIO DA   DÉCADA  DE  1950. 
ESQUIFE CONTENDO  OS RESTOS  MORTAIS  DE  RUI BARBOSA SENDO CONDUZIDO PARA  A   CRIPTA DO FÓRUM RUI BARBOSA   NO  ANO DE 1949. DENTRE  AS    AUTORIDADES   DIVERSAS PRESENTE, O GOVERNADOR OTÁVIO
 MANGABEIRA (O QUINTO A  DIREITA DA FOTO)

OTÁVIO MANGABEIRA,  FOTO DO  ANO DE  1913

RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS:
 DA LENDÁRIA  DA FONTE NOVA,  ANTES E PÓS INAUGURAÇÃO!





                                                                            FOTOS DE DR. OTÁVIO MANGABEIRA/

                                                                                     JORNAL A TARDE/ 29/11/2010
:
                                                30/11/1960, JORNAL A TARDE  INFORMA  A  CHEGADA  DO
                                                 CORPO  DO DR. OTÁVIO MANGABEIRA À  BAHIA
                                                 GOVERNADOR  OTÁVIO  MANGABEIRA,   DE EXCELENTE  ORATÓRIA,
                                                                             RECONHECIDA  EM TODO O BRASIL!
O VELÓRIO  E  ENTERRO  DO  GOVERNADOR SÍMBOLO DA DEMOCRACIA,  ATRAÍRAM UMA  MULTIDÃO  DE   ADMIRADORES,  AO EMINENTE  BAIANO NASCIDO NA    CIDADE  DE SALVADOR. 


                                                                    FONTE  NOVA DÉCADA DE 1960

FONTE NOVA DA DÉCADA  DE  1960


       NOTAR AS ARQUIBANCADAS  LOTADA  COM  TORCEDORES  NO ENTORNO DO ESTADIO!









  ACIMA  FOTO DA  FONTE  NOVA  COM  UM ANEL DE  ARQUIBANCADA  DÉCADA  DE  1960

  FOTO DA INAUGURAÇÃO DA  FONTE  DIA  28/01/1950, COM   ARQUIBANCADAS  LOTADAS  COM MAIS  DE  25  MIL TORCEDORES, FOTO  JORNAL A TARDE.

ESTÁDIO OTÁVIO MANGABEIRA - FONTE NOVA, NO DIA DA INAUGURAÇÃO 28/01/1951, um histórico domingo na  Cidade de Salvador.

ARQUIBANCADAS POPULARES (GERAL)......


                                                      JOSE  FERREIRA JUNIO -  ZUZA FERREIRA

                    FOTO DE ZUZA FERREIRA  O INTRODUTOR DO FUTEBOL  NA  BAHIA EM 28/10/ 1901
OPERÁRIO  CARREGANDO CIMENTO   QUE ESTÃO SENDO DEPOSITADOS NUM  DEPOSITO  NO CANTEIRO DAS  OBRAS.
OPERÁRIOS TRABALHANDO E  ENGENHEIROS  ACOMPANHANDO AS   OBRAS  NA RETA   FINAL DA INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO  OTÁVIO MANGABEIRA, A  FONTE  NOVA   NO SEU  PRIMEIRO   ANEL  DE ARQUIBANCADA.
ARQUIBANCADA  PARCIALMENTE  CONCLUÍDA (SETOR DO LADO DO FUTURO  GINÁSIO DE ESPORTES ANTONIO BALBINO QUE FOI  EDIFICADO NO FINAL DA  DÉCADA  DE 1950), DIAS ANTES DA INAUGURAÇÃO, ACONTECIDA EM 28/01/1951 JÁ NO FINAL DO GOVERNO DEMOCRÁTICO  DE OTÁVIO MANGABEIRA.
 PREPARATIVOS  DO  ESTÁDIO OTÁVIO MANGABEIRA  PARA  SER INAUGURADO PELO GOVERNADO OTÁVIO MANGABEIRA.

                                                 FONTE NOVA 1980 /GALÍCIA 0X1 VITÓRIA/50  MIL PESSOAS!



CHIQUITINHA MARAVILHA  EM 1980 FONE NOVA GALÍCIA 0X1 VITORIA CAMPEÃO BAIANO DE 1980 - FOTO ACIMA CHIQUITINHA  CAMISA LISTRADA BRANCA AMARELA. PÚBLICO 50  MIL TORCEDORES!
CHIQUITINHA  MARAVILHA   CORRENDO NA  PISTA  DA  FONTE  NOVA  EM  1983 (O 0 5º NA  FOTO  DA  ESQUERDA), COMPETIÇÕES  ATLETISMO DA  COPENE.

GAMALIEL CHAGAS (CHIQUITINHA  MARAVILHA, 33  ANOS),  NO GRAMADO DA    FONTE  NOVA  1984, COMPETIÇÃO  DE ATLETISMO JOGOS OLÍMPICOS  DO PÓLO PETROQUÍMICO  DE CAMAÇARI.


 

 

FONTE NOVA 1983  - ATLETISMO JOGOS DO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI


EQUIPE DA COPENE (ATUAL BRASQUEM)  RELÍQUIAS   HISTÓRICAS!


FOTOS CHIQUITINHA MARAVILHA

                                         EQUIPE  DE  ATLETISMO  DA  COPENE (CHIQUITINHA   O 3º AGACHADO).


                GAMALIEL CHAGAS (CHIQUITINHA  MARAVILHA, 33  ANOS),  NO GRAMADO DA FONTE NOVA 1984,
                     COMPETIÇÃO  DE ATLETISMO JOGOS OLÍMPICOS  DO PÓLO PETROQUÍMICO  DE CAMAÇARI.


CHIQUITINHA  MARAVILHA  CORRENDO PROVA  DE  5  MIL METROS  NA  PISTA  DA  FONTE NOVA  EM 1983
 (O 1º  A  ESQUERDA  DA  FOTO PERTO DA  TRAVE).

                MOACIR CAVALCANTI (JÁ FALECIDO) E  CHIQUITINHA  MARAVILHA 1983 (32  ANOS). FONTE NOVA

CORREDORES E   TÉCNICO DA  EQUIPE DE  ATLETISMO DA  COPENE (ATUAL BRASQUEM), MOMENTO ANTES  DAS   COMPETIÇÕES  DE PISTA NA  FONTE NOV EM  1983. DE COSTA OLHANDO PARA  A  CÂMARA DE CALÇÃO AZUL E  CAMISA BRANCA, JULIO LIMA  ATLETA DE  FUNDO (200 M, 400M, 800M ), JULIO  FUNCIONÁRIO DA  COPENE, SERGIPANO, FALECIDO AINDA  JOVEM. FOTO CHIQUITINHA  MARAVILHA.



FOTO DO DIA  28/01/1951  INAUGURAÇÃO  DO ESTÁDIO OTÁVIO MANGABEIRA, LOTADO  PELA  TORCIDA  BAIANA.
GOVERNADOR OTÁVIO MANGABEIRA  E  COMITIVA   VISITANDO AS OBRAS  DO    ESTÁDIO DIAS ANTES DA  SUA INAUGURAÇÃO.
                                                                                
TRATOR DEMOLINDO   A  ENTRADA  DA  FONTE  NOVA DO 1º ANEL, PARA   A  REFORMA  DE  AMPLIAÇÃO    NO GOVERNO DE  LUIS  VIANA  FILHO E  QUE  FOI  INAUGURADO EM MARÇO  DE  1971.

FOTO A ABAIXO CONSTRUÇÃO  DE UMA PARTE   DA ARQUIBANCADA  DAS GERAIS (LADO DO  GINÁSIO ANTONIO BALBINO.

     FOTO  ANO DE 1961/JULHO, DURANTE REFORMA  DO GRAMADO DA  FONTE NOVA    VIANDO TORNEIO INÍCIO   DE 1961,  VENCIDO PELO VIT´RIA  DE FRANK CHAGAS, IRMÃO DE CHIQUITINHA MARAVILHA.
GRAMADO DA FONTE NOVA E TRAVE EM JULHO DE  1961
HAMILTON  VIBRA, GOL DO BAHIA NA   LENDÁRIA FONTE  NOVA DE OTÁVIO MANGABEIRA, GOVERNADOR , SIMBOLO DA DEMOCRACIA   DO ESTADO DA  BAHIA!
ATACANTE HAMILTON, FAMOSO   ARTILHEIRO DO BAHIA, VIBRA  COM  UM   GOL  DO ESQUADRÃO DE AÇO,  FOTO  ENTRE  FINAL DA  DÉCADA DE 1950 E  INÍCIO  DA  DÉCADA DE 1960.
JUIZ ARMANDO   MARQUES  FOI UMA  DAS ATRAÇÕES  DAS  ARBITRAGENS  NA  LENDÁRIA FONTE  NA  DÉCADA  DE  1960. NA  FOTO APITANDO  UMA  DECISÃO   ENVOLVENDO BAHIA, DETENTORA  DA  MAIOR TORCIDA  NO ESTADO DA BAHIA.
PINGUELA, NELINHO E BOQUINHA:
 TRIO    INTERMEDIÁRIO DO VITÓRIA,  DO  FANTÁSTICO DO FUTEBOL BAIANO! NO FINAL DA DÉCADA DE 19580 E  INÍCIO DA DÉCADA DE 1960!


FRANK CHAGAS, PRIMEIRO JOGADOR  AMADOR   MATENSE  A SE  TORNAR  PROFISSIONAL, ABRINDO O DIFÍCIL  MERCADO DA  BOLA,  PARA  QUE OUTROS  JOGADORES  MATENSE  SE  TORNASSEM    PROFISSIONAL.
FRANK   JOGOU  NO FUTEBOL  BAIANO  DE   MAIO DE 1959  A  MAIO DE 1964, NOS  TIMES  GUARANI, VITÓRIA E GALÍCIA. ENCERRANDO SEU FUTEBOL EM GRAMADOS  SERGIPANOS.






LANCE  DE GALÍCIA  1X0 VITÓRIA, JOGO DO "QUEBRA  TABÚ" NA

FONTE  NOVA, FRANK CHAGAS N. 2 DE COSTAS, OBSERVA  DE LONGE  O


DESENROLAR DA JOGADA  COM O ATACANTE DO VITÓRIA DOMINANDO A


BOLA, ENTRE  ZAGUEIROS  DO GALÍCIA,  NOTAR  A  ARQUIBANCADA  DA


GERAL  DO 1º  ANEL DE ARQUIBANCADA  DA  FONTE  NOVA EM 1963.


O GALÍCIA QUEBROU UM TABU DE 9  ANOS      QUE  NÃO   VENCIA     O


 VITÓRIA.





YPIRANGA NO DESFILE NA PISTADA FONTE NOVA, 


 NO TORNEIO INÍCIO DÉCADA DE 1960, ORGANIZADO 


PELA ABCD.

O TRADICIONAL DESFIES DOS TIMES  PROFISSIONAIS, DIAS ANTES  DO INÍCIO  DO CAMPEONATO BAIANO  DE PROFISSIONAIS, UM EVENTO ORGANIZADO PELA  ASSOCIAÇÃO BAHIANA  DOS CRONISTAS DESPORTIVO (ABCD), COM ESSE  EVENTO A  RENDA  SERVIA PARA  AJUDAR   A ENTIDADE  ABCD,  ANOS  DEPOIS ESSE      DESFILE  LAMENTAVELMENTE  FOI  EXTINTO!
FOTO ACIMA,   UM DOS  DESFILE   DO TORNEIO INICIO    NO INÍCIO DA DÉCADA  DE 1960, O GLORIOSO YPIRANGA   NA  PISTA  COM SUA AGREMIAÇÃO  DESFILANDO, NOTANDO-SE  A  LINDA  BANDEIRA   AMARELA  E PRETA!


O  DESFILANDO, NOTANDO-SE  A  LINDA  BANDEIRA   AMARELA  E PRETA!


FORMIDÁVEL TIME  DO FLUMINENSE  DE FEIRA DE SANTANA    NOS  ANOS INICIAIS  DA  DÉCADA  DE 1960, SENDO O FLU CAMPEÃO BAIANO  DE 1963 E 1969, DOIS MEMORÁVEIS    CONQUISTAS   NA   DÉCADA  DE  1960. EM 2013  O FLU FOI REBAIXADA  PARA  A   SEGUNDA DIVISÃO DO BAIANO DA FBF.

ELEIÇÕES  NA  ASSOCIAÇÃO    BAHIANA  DOS  CRONISTAS  DESPORTIVOS -ABCD, APARECENDO VOTANDO  O NOTÁVEL  GABRIEL  SARAVIA,  ARMANDO CHAVES  FOI O CANDIDATO REELEITO  PARA   MAIS  UM MANDATO  NA  ABCD   ELEIÇÕES  DE  1962, COM COMPARECIMENTO  DE MAIS  DE  40  ASSOCIADOS.




 O GALICIANO   HÉLIO NAILON (A  DIREITA) REVELADO   NO    FUTEBOL  MATENSE   JOGANDO PELO ADM E INTERMUNICIPAL DA FBF,  CAMPEÃO BAIANO DE 1968, VICE EM 1967 .... NA  FOTO AO LADO  DO  LATERAL  ESQUERDA  APANÁ  (A  ESQUERDA  DA  FOTO), AMBOS  MARCARAM HISTORIA  NO  TIME DO GALÍCIA   APÓS  A  METADE  DA  DÉCADA  DE 1960.  
O SAUDOSO PRESIDENTE  AURÉLIO VIANA, UM  ABNEGADO    GALICIANO,  NA  SUA  GESTÃO ADMINISTRATIVA   FOI  CAMPEÃO BAIANO  DE  1968, VICE  EM 1967 E 1969, ALÉM DE OUTROS   TÍTULOS NÃO CITADOS.

O MATENSE NÉLSON LEAL, EXCELENTE    PONTEIRO  DIREITO DO FUTEBOL BAIANO  NA  2ª  METADE DA  DÉCADA  DE  1960 E  INÍCIO  DA  DÉCADA  DE 1970, CAMPEÃO PELO GALÍCIA  EM 1968, NA  FOTO  RECEBENDO  MEDALHA  COMEMORATIVA  AO TÍTULO DE  1968 PELO  GOVERNADOR  QUE  AMPLIOU  A  FONTE NOVA, NO  SEU 2ª  ANEL, DR. LUIS VIANA FILHO, SOLENIDADE ACONTECIDA NO PALÁCIO DO GOVERNO  DA BAHIA.
FOTO  ARQUIVO DE NELSON LEAL, DIGITALIZADA POR CHIQUITINHA MARAVILHA  EM 2007.
DR. SINVAL VIEIRA  RELEVANTES  SERVIÇOS  PRESTADOS  AO  FUTEBOL BAIANO

TIMAÇO  DO GALÍCIA  NO ANO  DE  1966, FOTO NA  FONTE NOVA, DIGITALIZADA POR CHIQUITINHA MARAVILHA EM 2007, FOTO DO ARQUIVO DE NÉLSON LEAL.  DÉCADA  DE  1960.

                ACM  FOI  UM DOS  BENFEITORES  DO FUTEBOL BAIANO QUANDO  GOVERNADOR DA BAHIA!  




ZÉ EDUARDO  CRONISTA CONSAGRADA   NA  RADIOFONIA  ESPORTIVA BAIANA E  NOS  FATOS  NOTICIOSOS DA CAPITAL SALVADOR E NO ESTADO  DA  BAHIA.FOTO CHIQUITINHA  MARAVILHA  NO ESTÁDIO   ARMANDO OLIVEIRA,  FINAL DA  DÉCADA  DE 1990.


EXCELENTE TIME DO FLUMINENSE  DE FEIRA  NA  DÉCADA  DE  1960

SAUDOSO, NOTÁVEL ZAGUEIRO  DO FUTEBOL BAIANO, ROBERTO REBOUÇAS
FOI DESTAQUE  ATUANDO NA  DUPLA  BAVI, QUANDO PAROU DE  JOGAR  FUTEBOL  FOI ELEITO VEREADOR  PELA TORCIDA  DO BAHIA  QUE    O RESPEITAVA  E  ADMIRAVA,  PELO SEU  FUTEBOL   TANTO   TÉCNICO  COMO  NA  VALENTIA  E  CATIMBA!


 
"TAÇA QUEBRA TABU", ERGUIDA  PELO TORCEDOR APAIXONADO  DO GALÍCIA CARRARA. O GALÍCIA  NÃO VENCIA  O VITÓRIA    DURANTE   MAIS  DE  9  ANOS,  AO  DERROTAR O VITÓRIA  POR   1X0 NA   FONTE NOVA  NO  ANO DE  1963, QUEBRAVA  UM  TABU HATÓRICO,   VASSIL  BARBOSA   JOGADOR E TÉCNICO  DO GALÍCIA  MARCOU O  GOL DA  VITÓRIA  DO DEMOLIDOR DE CAMPEÕES,   AS   CAMISAS FORAM QUEIMADAS  NA  PISTA DA  LENDÁRIA  FONTE  NOVA E  OS  JOGADORES GALEGOS,  GANHARAM  PRÊMIOS  EM DINHEIRO  PELOS  SEUS  "PADRINHOS"  ABASTARDOS.......




COMPETIÇÕES  DE ATLETISMO NA PISTA DA FONTE NOVA COM  ATLETAS  BAIANOS E NACIONAIS, NUMA  FANTÁSTICA PROMOÇÃO DO JORNAL A TARDE, 

UM SÁBADO DIA 30/07/1961. O MATENSE  BARNABÉ SANTOS   SOUZA,  OP MAIOR ATLETA  DA  MARINHA  DO BRASIL, SE  FEZ PRESENTE, SENDO 
 UMA  DAS ATRACÕES  DOS  JOGOS NA  FONTE NOVA/BA.  BARNABÉ É O PRIMEIRO  D  SEGUNDA FILA  EM PÉ PERTO DA  NUMERAÇÃO (2010/11/04)


FOTO JORNAL A TARDE.


 LANCE NA  FONTE NOVA    DE UMA  PARTIDA ENTRE  FLU DE FEIRA X BAHIA, O CAMISETA  DEZ MERRINHO DO FLU,  BRIGA  PELA POSSE  DA  BOLA! NOTAR  UM  GRANDE PÚBLICO PRESENTE  NO ANEL  PRIMÁRIO DA FONTE  NOVA, PARTIDA  NA SEGUNDA  DÉCADA DÉCADA  DE  1960.



TIME DO GALÍCIA   NO ANO  DE  1963  NA  FONTE  NOVA, DURANTE    O TORNEIO INÍCIO   DA  TEMPORADA  DE  1963. NA  FOTO   MÁRIO FELIPE APELIDADO DE  ONÇA E NATURAL DE SANTA  LUZ/BA.,(O 3º AGACHADOS  NA  FOTO) O ILHEENSE,  NILDON "BIRRO DOÍDO" (O 3º  EM PÉ  NA  FOTO   DA   ESQUERDA  PARA  A  DIREITA) O MATENSE  FRANK CHAGAS (IRMÃO DE CHIQUITINHA MARAVILHA (0 1º  EM PÉ NA  FOTO A  ESQUERDA) E OUTROS  JOGADORES  BONS  DE  BOLA  DO  TIME  AZULINO DO SAUDOSO PRESIDENTE  AURÉLIO VIANA.








TIME  DO VITÓRIA    CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO  DE  1961, NOTAR  NA   FOTO FRANK CHAGAS, O  1º   EM PÉ   A  ESQUERDA (JOGANDO NA LATERAL DIREITA, ERA  CORINGA    ATUOU EM MAIS DE CINCO POSIÇÕES!), TOURO, MEDRADO, CARLOS  ALBERTO, CARLINHOS  GONÇALVES, MATOS,  REGINALDO, DENTRES OUTROS  EXCELENTES JOGADORES    NÃO CITADOS  NA  FOTO DO JORNAL  DA BAHIA, QUE  MARCOU   ÉPOCA  GLORIOSA NO  JORNALISMO BAIANO..



CAMAÇARI  DE  1963  DO EXCELENTE TÉCNICO  SAPATÃO, FOTO   ESTÁDIO    WALDECK ORNELLAS (ATUAL ARMANDO OLIVEIRA). FOTO DO JORNAL VOZ DA CIDADE/CAMAÇARI.

NONATA  CENTROAVANTE  CONSAGRADO NO BAHIA, NA ÚLTIMA  PARTIDA   REALIZADA  NA   FONTE NOVA,  NO JOGO   QUE  ACONTECEU  A TRAGÉDIA  COM PEDAÇOS DA  ARQUIBANCADA DESABANDO,  LEVANDO TORCEDORES, HAVENDO MORTE! A PARTIR DESSA   PARTIDA   A  FONTE NOVA  FOI INTERDITADA  E    MESES DEPOIS  IMPLODIDA, DANDO  LUGAR  A MAGNÍFICA ARENA  FONTE NOVA,  A  SER INAUGURADA  NO DIA 07/04/2013  COM UM BAVI.
NA FOTO ACIMA APÓS  O APITO  FINAL  DA  PARTIDA  DA  TRAGEDIA, TORCEDORES  TRICOLORES  APAIXONADOS  PELO SEU CLUBE, O BAHIA, INVADEM  O GRAMADO DA FONTE NOVA, SEM SABER  DA  TRAGÉDIA  ACONTECIDA.
EDNALDO RODRIGUES  PRESIDENTE DA  FEDERAÇÃO BAHIANA  DE FUTEBOL, REALIZANDO UMA  EXCELENTE    ADMINISTRAÇÃO,   COMANDANDO COM   EFICIÊNCIA E  MODERNIDADE  O GLORIOSO FUTEBOL  BAIANO. NA  FOTO   EDNALDO, NEWTON MOTA, TAÍSE  GALVÃO " A MUSA  DA  FBF!"....    ,  


PRESIDENTE EDNALDO RODRIGUES  NA PISTA DO ESTÁDIO  ARMANDO OLIVEIRA NO ANO  DE  1999, DURANTE UMA PARTIDA  ENTRE BAHIA  X CAMAÇARI,  PELO  CAMPEONATO   BAIANO DO CITADO ANO,

FOTO  CHIQUITINHA  MARAVILHA, QUE  NA  ÉPOCA   ERA COLUNISTA  ESPORTIVO DO JORNAL METROPOLITANO  DE CAMAÇARI.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2016/01/     /    O  LINK

BREVIÁRIO-historico-dos-campeonatos.html    com 108  fotos e  legendas  históricas


TRAÇOS  BIOGRÁFICOS:

EDNALDO RODRIGUES GOMES

Chiquitinha Maravilha  junho  de  2000/na sede da FBF matéria,  publicada no Jornal Metropolitano de Camaçari e RGMS, na  Coluna  Metropolitano nos Esportes, edição de  junho de  2000, comandada por Chiquitinha Maravilha.

Ednaldo  Rodrigues Gomes, natural  de Vitória da Conquista/Ba. onde jogou futebol  amador  de 1970 a 1978, nas  equipes   do União Conquistense, Juventus, Serrano  e na  seleção de Conquista. Ednaldo    depois  que  deixou  de  jogar futebol     nos  campeonatos   de  Vitória  da Conquista,  foi  presidente  da liga  de  Conquista de 1979 a  1984, sendo por duas   vezes campeão.

Ednaldo rodrigues  foi por  mais de 5 anos   representante   dos clubes  do interior da  Bahia, junto a FBF, e no ano de  1990, na  gestão do Presidente  da FBF,  Macos Andrade, foi convidado  para fazer parte  de sua  equipe,  para comandar  o  futebol  amador do interior, na  condição de Diretor do Departamento  do Interior da FBF, onde  por vários anos,   comandou com sucesso o Campeonato Intermunicipal de Seleções  Amadores, sendo também   1º  vice-presidente da FBF. 


EDNALDO, PRESIDENTE DA   FEDERAÇÃO BAHIANA  DE  FUTEBOL

Com a ida do presidente   Virgílio Elísio, para   a Confederação Brasileira  de  Futebol/CBF, no início  do ano  de 2000,  Ednaldo  Rodrigues  foi eleito  Presidente da  FBF, cargo este  que   continua  em 2016, após  a realizações de  eleições  sequencionais.. 


Ednaldo realiza  um   adm, moderna, progressista,  sempre  buscando o melhor  para os  clubes filiados,  nas suas várias categorias  futebolística,  existente  na FBF, e outras demandas.


BOBOETERNO8.BLOGSPOT.COM

Bobô é homenageado na abertura de Congresso da ABCD e ABRACE 

quarta-feira, 28 de março de 2012

O EX-JOGADOR PROFISSIONAL E ATUAL DIRETOR-GERAL DA SUDESB, BOBÔ, FOI UM DOS HOMENAGEADOS NA ABERTURA DO 38O CONGRESSO DA ABRACE (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRONISTAS ESPORTIVOS), QUE ACONTECEU NA QUARTA-FEIRA (28/32012), NO HOTEL PESTANA, EM SALVADOR. O CONGRESSO FOI ENCERRADO NO SÁBADO (31/3/2012), QUANDO A EQUIPE DA ABCD (ASSOCIAÇÃO BAIANA DOS CRONISTAS DESPORTIVOS) ENFRENTOU A EQUIPE DA ABRACE, EM PITUAÇU. BOBÔ RECEBEU UMA PLACA COMEMORATIVA.
NA FOTO BOBÔ  E  MÁRCIO MARTINS,  PRESIDENTE DA ABCD.

"AGRADEÇO MUITO PELA HOMENAGEM E GOSTARIA DE FALAR NESSE MOMENTO DE DOIS CRONISTAS ESPORTIVOS QUE FORAM MUITO IMPORTANTES PARA O MEU CRESCIMENTO PARA REPRESENTAR A TODOS VOCÊS: MÁRIO FREITAS, QUE ACABOU DE SER HOMENAGEADO, E CHICO QUEIRÓS. QUANDO EU TINHA 15 ANOS, MÁRIO TRANSMITIU UMA PARTIDA QUE EU ESTAVA JOGANDO EM SENHOR DO BONFIM. QUANDO ACABOU A PARTIDA, ELE BATEU EM MINHAS COSTAS E DISSE: "VOCÊ TEM MUITO FUTURO". E QUANDO GANHEI MEU PRIMEIRO PRÊMIO DE DESTAQUE PELA ABCD, AINDA MUITO JOVEM, CHICO ME DISSE  "SE VOCÊ LEVAR A SÉRIO, VAI SER UM DOS MELHORES JOGADORES DO BRASIL". AGRADEÇO A ESSES DOIS NOMES E TAMBÉM AGRADEÇO A TODOS QUE CONTINUAM TRABALHANDOPRESERVANDO A MEMÓRIA DOS EX-ATLETAS", DISSE BOBÔ.
TAMBÉM FORAM HOMENAGEADOS COM AS PLACAS, O GOVERNADOR JAQUES WAGNER, REPRESENTADO PELO SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO, ROBINSON ALMEIDA, O PRÓPRIO ROBINSON, O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL, EDNALDO RODRIGUES, O EX-PRESIDENTE DA ABCD JORGE VITAL DE LIMA, E OS CRONISTAS MÁRIO FREITAS, ALÉM DE NILTON NOGUEIRA E JOSÉ ATAÍDE, QUE NÃO ESTIVERAM PRESENTES.
FONTE DE PESQUISA: 


GABRIEL  SARAIVA   NAS  ELEIÇÕES   DA  ASSOCIAÇÃO
BAIANA  DE  IMPRENSA  DE  CRONISTAS  DESPORTIVO  EM 27/3/1962



     AS  ELEIÇÕES PARA  PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO  BAIANA  DE IMPRENSA DOS CRONISTAS  DESPORTIVO DA  BAHIA   FOI  REALIZADA  NO  DIA  27/3/1962, UMA   TERÇA-FEIRA, SENDO     GUINDADO  PELA     SEGUNDA  VEZ  AO  POSTO DE PRESIDENTE  O CONFRADE  ARMANDO CHAVES.  O  RESULTADO DA  ELEIÇÃO    FOI DE  37  VOTOS   A FAVOR  DE ARMANDO  CHAVES  E   2  VOTOS  RECEBIDOS  DO  SEU CONCORRENTE.
     PARA O CARGO  DE VICE-PRESIDENTE FOI   ELEITO  NILTON  CALMON,  AS  ELEIÇÕES  REFERIDAS   DECORRERAM  NORMALMENTE, TENDO SIDO  FEITA A PRESTAÇÃO  DE  CONTAS   DA  DIRETORIA, SENDO  APROVADO  POR  ACLAMAÇÃO, UMA PROVA DE  CONFIANÇA  AQUELES  QUE DIRIGE   ATUALMENTE  OS DESTINOS DA ASSOCIAÇÃO BAIANA  DE  IMPRENSA  DE CRONISTAS  DESPORTIVO.
    O  CONCEITUADO CRONISTA    GABRIEL  SARAIVA FOI UNS  DOS    ASSOCIADOS  QUE   COMPARECEU  NA  ELEIÇÃO  REALIZADA  NO  DIA  27/3/1962  E VOTOU  NA  CITADA  ELEIÇÃO.  A TARDE,   QUARTA-FEIRA  DIA 28/3/1962


                                                                                     FOTOS  DA FONTE NOVA 

                                                                  COM O 2º  ANEL DE ARQUIBANCADA
NESTE INESQUECÍVEL ESTÁDIO GOVERNADOR OTÁVIO MANGABEIRA - FONTE NOVA - BOBÔ REALIZOU LINDAS PARTIDAS PELO ESPORTE CLUBE BAHIA, ENCANTANDO A NAÇÃO TRICOLOR E A TORCIDA BAIANA, COM SUA MAGIA FUTEBOLÍSTICA

                                            A PARTIDA  DO  SÉCULO VINTE! DO FUTEBOL BAIANO


A FANTÁSTICA PARTIDA DE FUTEBOL ENTRE BAHIA 2X0 FLUMINENSE/RJ, SEMIFINAL DO BRASILEIRO DE 1998, PARTIDA DISPUTADA NO INÍCIO DO ANO DE 1989 NO LENDÁRIO ESTÁDIO DA FONTE NOVA- PÚBLICO PAGANTE DE 110.438 PESSOAS, O MAIOR DA HISTÓRIA DO "GIGANTE DO MANGABEIRÃO" (FONTE NOVA). O CRAQUE BOBÔ   MARCOU UM DOS DOIS GOLS DA INESQUECÍVEL VITÓRIA DIANTE DO FLU/RJ (2X0), CLASSIFICANDO P/ A FINAL CONTRA O INTERNACIONAL NO "MATA X MATA" QUANDO VENCEU POR 2X0 E EMPATOU EM 0X0 EM PORTO ALEGRE, CONQUISTANDO O TÍTULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1998, TORNANDO-SE BICAMPEÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO (ANTES HAVIA CONQUISTADO A 1ª TAÇA BRASIL 1959).


NA FOTO BOBÔ DE CAMISA BRANCA, CABECEANDO A BOLA, DIANTE DA ZAGA WASHINGTON DO FLU, O Nº 9 (EX-GALÍCIA,) SALTA BATIDO NO LANCE.
OBSERVEM AS ARQUIBANCADAS SUPERLOTADA PELA NAÇÃO TRICOLOR! NUM "MOMENTO MÁGICO " DO HISTÓRICO FUTEBOL BAIANO, REPLETO DE GRANDEZAS INESQUECÍVEIS  FOTO JORNAL A TARDE/BA. TEXTO DA FOTOGRAFIA DE CHIQUITINHA MARAVILHA.

                                                               FOTOS DE ALGUNS  TIMES  PROFISSIONAIS DA  BAHIA
TIME DO VITÓRIA  SETEMBRO DE  1961  NA  FONTE NOVA  CAMPEONATO BAIANO. O MATENSE FRANK CHAGAS O 1º AGACHADO DA  ESQUERDA  PARA  DIREITA  NA  FOTO, DENTRE  OUTROS  JOGADORES  NÃO CITADOS. FOTO JORNAL A TARDE. FRANK FALECIDO  EM 2010  AOS  70  ANOS, IRMÃO DE CHIQUITINHA  MARAVILHA.


lance da partida Vitória x Ypiranga , Fonte Nova início da década de 1960, Dário parte para dominar a bola do atacante do Vitória, galo observa de costas o lance. f. arquivo de Chiquitinha.

Time do Ypiranga na Fonte Nova em 1964: em pé Alvinho, Galo, Gustavo, Dário, Samuel, Ito e Luis Antonio. Agachado:André Catimba (início de carreira), Djalma, Cabo Jorge, Milton e Esquerdinha. Foto do arquivo de Dário, digitalizada por Chiquitinha Maravilha na década de 2000.


Time do Ypiranga em pé:Teixeira, Valter, Dário, Vavá II, Sílvio Mário e Zé Oto

Agachados: Valdir, Vavazinho, Mascote, Vadinho e Jorge Bassu. F. arquivo de Dário, digitalizado por Chiquitinha Maravilha em  2007.



Duas Enciclópedias do Futebol Brasileiro: Nilton Santos (Botafogo /Rio) e Dário do Bahia, amistoso Bahia x Ypiranga, Nilton Santos jogou no amistoso pelo Ypiranga. foto 1967/68 do arquivo de Dário, digitalizado por Chiquitinha Maravilha. década de 2000.



Time do Bahia na Taça Brasil 1968 na Fonte Nova em pé: Jurandir, Dário, Ailton, Jaime, Souza e Luiz Didão. Agachados: Caetano (S. Francisco do Conde), Adaurí, Gagé, Amorim e Canhoteiro.


                          BAHIA, GLORIOSO TRICOLOR BRASILEIRO!
BAHIA CAMPEÃO BAIANO DE 1967, NA FOTO: JOÃO ADOLFO, NILDO, DÁRIO, AURÉLINO, ELISEU E TOINHO;
AGACHADOS; BIRIBA, ADAURI, CHINA, AILTON E CANHOTEIRO  ESTÁDIO DA FONTE NOVA 1967, BAHIA CAMPEÃO BAIANO E GALÍCIA VICE.
FOTO DO ARQUIVO PESSOAL DE DÁRIO, DIGITALIZADA POR CHIQUITINHA MARAVILHA EM 2007

FOTO DO YPIRANGA DE DÁRIO, DÉCADA 1960

TIME DO YPIRANGA COM DÁRIO (EM PÉ O 4º, LOGO APÓS O GOLEIRO), NA FOTO AGNALDO (1º EM PÉ), BOQUINHA (O 6º EM PÉ) FOTO NA DÉCADA DE 1960. FOTO PESQUISADO POR CHIQUITINHA MARAVILHA EM JORNAIS DA BAHIA.
ESPORTE CLUBE VITÓRIA NA  DÉCADA DE  1960 (SITE VITÓRIA)
JACUIPENSE  - VICE  DA SEGUNDONA 2012
ZÉ ATAÍDE, EMÉRITO DA  CRÔNICA   ESPORTIVA  BAIANA, ENTREVISTANDO  GOVERNADOR CESAR BORGES E O RADIALISTA  CONSAGRADO, DJALMA  COSTA LINO,   OBSERVA /FOTO ARQUIVO DE ZÉ ATAÍDE.
       BOTAFOGO  CAMPEÃO DA  SEGUNDONA  2012/ELITE  2013!


TIME DO BOTAFOGO QUE INICIOU A PARTIDA: ALAN, MAICON, LEONEL, KLÉSIO, TOTINGA E ELTON; ROGÉRIO  JEFERSON, DIOGO HIGINO, KENO, NARCISO,  IBERÊ MEDRADO. RODRIGO DIAS, PAULO CESAR, JEAN CARLOS, RAMON, RUAN, RODRIGO MATOS E ÁDAM, FIZERAM PARTE DA      EQUIPE CAMPEÃO DA SEGUNDONA 2012.

                                                                           BOTAFOGO! NA ELITE DO FUTEBOL BAIANO.
MESTRE NELINHO E O NETO EBERT SANTOS. NELINHO MOSTRA A EBERT SUA FOTO NO TIME DO BOTAFOGO PRIMEIRO TIME DE NELINHO NO FUTEBOL BAIANO.
FOTO ÁLBUM DA FAMÍLIA DE NELINHO.

                                                                            CHIQUITINHA MARAVILHA - MEIO CAMPISTA!

O MATENSE GAMALIEL CHAGAS, 21 ANOS DE IDADE (CHIQUITINHA MARAVILHA), ANO 1972, ESTÁDIO MUNICIPAL DE POJUCA, INTERMUNICIPAL, SELEÇÃO DE MATA DE SÃO JOÃO X SANTO AMARO. FOTO ARQUIVO DE CHIQUITINHA MARAVILHA.



  A LENDÁRIA FONTE NOVA, O GIGANTE DO MANGABEIRÃO! DE   PASSADO E PRESENTE  INESQUECÍVEIS! REPLETA  DE  LENDAS E HISTÓRIAS..., ETERNIZADAS   PELAS   COMPETIÇÕES  E  EVENTOS   MEMORÁVEIS!
(CHIQUITINHA  MARAVILHA).



A CONQUISTA DO BRASIL - 1988

NÃO DÁ PARA ESQUECER O SEGUNDO TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL DO BAHIA. A FAÇANHA FOI ALCANÇADA NUM EMPATE EM 0 A 0 COM O INTERNACIONAL/RS, EM PLENO BEIRA-RIO, EM PORTO ALEGRE, NO DIA 19 DE FEVEREIRO DE 1989. ATÉ HOJE (2010), NENHUM CLUBE DA REGIÃO CONSEGUIU IGUALAR O FEITO, CHEGANDO, NO MÁXIMO, AO VICE-CAMPEONATO.



ESPORTE  CLUBE BAHIA! 
 UMA  MARCA  MILIONÁRIA NO MERCADO  DA  BOLA!
SUA  HISTÓRIA REPLETA  DE GLÓRIAS......
ESQUADRÃO DE AÇO 1º CAMPEÃO  DO BRASIL 1959

                                FOTO OFICIAL DO ESCRETE CAMPEÃO NACIONAL DE 1959 -  


DEPOIS DE 7 RODADAS, UM CLUBE DO SUL MARAVILHA E OUTRO DO NORDESTE, FAZIAM A MELHOR DE TRÊS PARA DECIDIR QUEM TERIA A HONRA DE SAGRAR-SE O PRIMEIRO DETENTOR DE TÃO IMPORTANTE TROFÉU.
DE UM LADO, O TODO-PODEROSO SANTOS DE PELÉ, COUTINHO, PEPE, MENGÁLVIO, GILMAR, ZITO E CIA. DO OUTRO O ESQUADRÃO DE AÇO DE MARITO, ALENCAR, LÉO BRIGLIA, MÁRIO, VICENTE, BIRIBA E OUTROS BRAVOS GUERREIROS. A PRIMEIRA PARTIDA, EM SANTOS, O PEIXE PERDEU POR 3 A 2; NA SEGUNDA PARTIDA, ....... VER   HISTÓRIA  ABAIXO. FOTO SITE DO BAHIA

                                                              A  GLORIOSA FAIXA   DO      CAMPEÃO BRASILEIRO  DO BRASIL! (TAÇA  BRASIL)

                                                  A  PRIMEIRA  TACA BRASIL /1959

TIME DO BAHIA   BICAMPEÃO  BRASILEIRO 1988

                                                 O BICAMPEÃO BRASILEIRO DE 1988 - COMANDADO POR BOBÔ .......

            GALERIA DE FOTOS DA ARENA  FONTE NOVA!



ARENA FONTE NOVA INAUGURAÇÃO

 DIA 07/04/2013 BAVI!



ARENA  FONTE NOVA FOTOGRAFADA POR DENTRO
FOTO SITE ARENA FONTE  NOVA

ARQUIBANCADA    PARCIALMENTE  EDIFICADA, GRAMADO......
 FOTOS ABIXO  SITE ARENA FONTE NOVA



  JAQUES WAGNER,  FELIZ  COM O SUCESSO DAS OBRAS  DA ARENA  FONTE QUE VAI SER ENTREGUE  NO FINAL DO MÊS DE FEVEREIRO 2013. NA FOTO SEGURANDO  A  BANDEIRA  TRICOLOR DO BAHIA, AO LADO DE OPERARIOS DA  ARENA  FONTE NOVA. FOTO SITE ARENA FONTE NOVA

VÍDEOS  //ARENA FONTE NOVA


VÍDEO E FOTOS DE  DIAS D'ÁVILA 2x0 SEL. CATU - COPA  RUBRO NEGRA  DE BASE  2013 /60 TIMES  SUB 15 e SUB 13!

CLICK NO  LINK E ASSISTA  29  MINUTOS E 50 SEGUNDOS  DE BOLA ROLANDO E LINDAS ENTREVISTAS NO VÍDEO.


ABAIXO:

VIDEO  DO DESFILE  DE SETE DE  SETEMBRO  DE  MATA  DE S. JOÃO/BAHIA
CLICK NO LINK E ASSISTAM...

                  

Vídeo   com  18  minutos  e  6  segundos,    do Desfile  Cívico realizado  na  cidade de Mata  de São João/Ba, dia  07/09/2013. Vídeo filmado, narrado e  produzido por chiquitinha Maravilha   na  praça Barão  Açu da  Torre, no  bonito e bem ornamentado Palanque  Oficial  com  as  presenças    do prefeito Marcelo Oliveira, seu vice, Zé  Lito,  Alexandre  Rossi,  este  presidente  da Câmara  Municipal.
Vereadores  municipais,   secretários  municipais, dentre   eles  Simone Prado  da Ação  Social, Zé Lito,  Secretário  de  Esportes e vice-prefeito municipal, e   outras pessoas gradas, a  exemplo  da renomada  professora,  Maria    Matos  Prado, ex- Delegado Escolar do Município,  professora de Chiquitinha  Maravilha  (Gamaliel  Chagas  no  curso primário  de 1962 a  1965),  e  mãe  da Secretária   da Ação Social,  Simone Prado e   outras pessoas  conceituadas  da   sociedade matense
Destaque  também para    a apresentação da    Fanfarra  Nova  Geração,  com uma  linda  apresentação,  num cenário    magnifico  da   lendário Praça Barão Açu da  Torre, um dos   Cartões  Postais   da   cidade  de   Mata  de São João, uma  cidade, município repletas  de lendas, histórias,  geradora  de  notáveis    homens     públicos,  que se  tornaram figuras   de proa  da  Politica  Baiana  e  do Brasil, ao longo  da  sua   incomensurável  historiografia política, poetas,  escritores, juízes,  desembargadores,  médicos,  desportistas, juristas consagrados,  artistas,  músicos, enfim!  Personagens  que  engrandeceram e  engrandecem    o  lendário  município matense, Berçário  das Povoações  Baiana e Nordestinas!




      SETE DE SETEMBRO NA CIDADE  DE  MATA DE SÃO JOÃO/BA
Hasteamento  das Bandeiras do Brasil, da Bahia  e  de mata  de São João pelos representantes dos  Poderes  Legislativo   Executivo Matense - Zélito Vice-prefeito, Marcelo Oliveira prefeito e Alessandre Rossi, presidente   do Poder Legislativo, num ato Cívico  de primeira  grandeza no  edifício    primitivo, histórico  da  Intendência   Municipal, inaugurado entre  os  anos  de  1885/86.

VER ABAIXO:
  LINDAS FOTOS E VÍDEO COM 20  MINUTOS,  DA  FESTA CÍVICA INDEPENDÊNCIA DA DO BRASIL  (POSTANDO FOTO E VÍDEO.


                
                FRANK  CHAGAS
FRANK CHAGAS  SEUS JOGOS   NO FUTEBOL BAIANO  DE 1959/1964 SUMULAS  TORNEIOS INÍCIOS,  AMISTOSOS, QUADRANGULARES, CAMPEONATO BAIANO  NO PERÍODO  CITADO, FOTOS, JOGADORES, TÉCNICOS, NO PERÍODO CITADO FONTE NOVA E  INTERIOR  DA BAHIA, JOGOS    NO CAMPEONATO SERGIPANO NA  DÉCADA  DE 1960. DOCUMENTÁRIO  PARA OS ANAIS  DO FUTEBOL BAIANO NO PERÍODO CITADO.

DESCENDÊNCIA  GENEALÓGICA

FRANK CHAGAS, MATENSE, IRMÃO    DE CHIQUINHA MARAVILHA, DESCENDENTES  DAS FAMÍLIAS:  PEREIRA CHAGAS,  GONÇALVES  DE  CARVALHO (DA  CASA DA TORRE DE  GARCIA D'ÁVILA), RODRIGUES  TEIXEIRA, PEREIRA PAIVA,  SIMÕES DE PAIVA, ARAUJO GÓES, TRINDADE TEIXEIRA FRANCO, SILVA PARANHOS,  MONTENEGRO, CASTRO LEAL,  REIS MEIRELES, COSTA PINTO, SEPÚLVEDA GARCEZ,  PALMEIRAS PAIVA, MOREIRA MOREIRA, ALVES  SILVA, SALES CHAGAS, SEABRA VIANA,  MARBACK COSTA PINTO, NOGUEIRA MEIRELES,  ARAUJO GOES, PAIVA FRANÇA, CHAGAS CARRARA, WOHLERS DE CARVALHO, CHAGAS  ABREU BASTOS,  FRAGOSO CHAGAS, VIANA CAVALCANTE, PARANHOS MESQUITA, MONIZ ARAGÃO VIANA, PIRES DE CARVALHO E ALBUQUERQUE, DIAS D'ÁVILA, CHAGAS ALBAN.........

CLICK NO LINK ABAIXO...








                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.

PRAÇA BARÃO AÇU DA TORRE (PRIMO DE CHIQUITINHA  MARAVILHA E DE FRANK CHAGA) NA CIDADE  DE  MATA  DE  SÃO JOÃO NA  DÉCADA DE  1950, NESSA   CITADA  PRAÇA  NASCEU FRANK CHAGAS NO DIA 11/08/1939.




BIOGRAFIA  DO DECANO DOS JUÍZES  BAIANO!
O MATENSE   DR. LEOVIGILDO GONÇALVES DE CARVALHO

     
 O MATENSE JUIZ LEOVIGILDO  GONÇALVES  DE  CARVALHO
   CHIQUITINHA  MARAVILHA EM JORNAIS  DE SALVADOR DA 
   DÉCADA  DE 1920 / F. NA  PESQUISA, SENDO  DIGITALIZADA
 POR CHIQUITINHA  MARAVILHA.



LINK  DA BIOGRAFIA DO JUIZ MATENSE  

JUIZ LEOVIGILDO GONÇALVES  DE CARVALHO



CLICK NO LINK ABAIXO:


TEXTO  DO VÍDEO
 CENTRO  HISTÓRICO DO PELOURINHO, CIDADE DE SALVADOR, VÍDEO FILMADO, NARRADO  E  PRODUZIDO POR  CHIQUITINHA MARAVILHA, DESTAQUE  PARA  A  RUA    LEOVIGILDO GONÇALVES DE CARVALHO, JUIS  DECANO  DA  VARA  DE  ÓRFÃOS  DA    BAHIA   DE  1897 A 1924, (28/02/), QUANDO  FALECEU    EM PLENA  ATIVIDADE   COMO  JUIZ,  ACONTECEU   UM DERRAME  CEREBRAL  QUANDO ESTAVA  LENDO  JORNAIS  BAIANO  NO  SODRÉ, CENTRO HISTÓRICO  DA  CIDADE DE SALVADOR.
O MATENSE  LEOVIGILDO PASSOU  26 ANOS  NA  VARA  DE ORFÃOS  E  FAMÍLIA   DE SALVADOR, UM DOS  MAIS  COMPETENTE  JUIZ   DA  JUSTIÇA  BAIANA  ,  UM DOS  ÍCONES  DA  JUSTIÇA  DE MATA  DE SÃO JOÃO, ONDE OCUPOU OS  TRÊS PODERES;LEGISLATIVO,  EXECUTIVO E JUDICIÁRIO, MATENSE  DIPLOMADO    PELA   FACULDADE  DE  RECIFE, EM BACHAREL DE CIÊNCIAS  JURÍDICAS  NO  ANO DE  1871, CASADA  COM UMA  SUA  CONTERRÂNEA, TENDO  13 FILHOS. LIEOVIGILDO PRIMO  DE CHIQUITINHA MARAVILHA
JUIZ  LEOVIGILDO  FUNDOU A  BIBLIOTECA  DO JUDICIÁRIO   DA BAHIA  NO  ANO DE  1908  NO CONVENTO DA PALMA  NA  MOURARIA, CIDADE DE SALVADOR/BA.


GALERIA  DE FOTOS DE FRANK CHAGAS
Na   pesquisa  e  digitalização  de  Chiquitinha  Maravilha

 Frank Chagas  aos 19  anos  de idade, estreando no  futebol profissional  da Bahia no time  do Guarani na  Fonte Nova,  no torneio Início do Campeonato Baiano  de  1959. Frank na  foto o 3/  em pé. Foto  pesquisada e digitalizada  por Chiquitinha Maravilha em jornais  baiano de maio de 1959.


Na Foto  Frank Chagas  no time do Guarani no Torneio Início  de 1959 do Futebol Baiano. Na  foto   da  esquerda  para a  direita os times  do Ypiranga, Fluminense, Botafogo e  Galícia (este na 4ª  foto a direita),  no estádio da Fonte Nova  que completado no dia 28/01/1959   8  anos de inaugurado. Foto  pesquisada e digitalizada  por Chiquitinha Maravilha em jornais  baiano de maio de 1959.


FOTO RELÍQUIA HISTÓRICA DO ESPORTE MATENSE!
Foto do time  dos Comerciários Matense  no dia 30 de outubro de 1960/ou 1961  na  cidade de Mata  de São João/Ba. Frank Chagas pousando na  foto histórica de um amistoso  na  festa  esportiva dos Comerciários  Matense. Frank  Chagas é  o 2°  na   foto da  esquerda  para  a  direita em pé (Zague  é  o  1°  da  foto), seguem outros    comerciários matense a  exemplo de   Renato Bahia em pé o 4/  na  foto em pé. Abaixo aparecem abaixados da  esquerda  para a direita; Eliezer  Costa,... Rosalvo  Romero Fernandez, o 3° na  foto, Nadinho, Valter  Maciel (Valtinho Gonzalez) e Antonio  de Himério ( o 6° agachado).
Foto do arquivo  de Valter Maciel, cedido a  Chiquitinha  e  fotografou  reproduzindo a  citada foto e digitalizou em 2007.


 PARTIDA TUMULTUADA  BAHIA X GALÍCIA 
Fonte Nova    início da  década de 1960
Foto de 1962  na  fonte Nova Bahia  x  Galícia,  discussão entre   jogadores do Bahia  e Galícia, sendo pivot o galiciano Mimi  na tentativa  de agressão a Agnaldo do Bahia, Mimi na  foto e Vicente  discutem, enquanto outros jogadores observam. Frank  o 2°  na  foto da esquerda p/ a  direita, ao lado  de  Mimi (n. 6),  o 1°  na  foto na  mesma sequencia (da  esquerda p/ direita),  jogadores do Bahia  de  camisa  branca  com duas listas verticais e    jogadores  galegos  com  camisa    listradas  azul e  branca   também na  vertical.
A  citada partida foi   suspensa  pela  arbitragem. foto  pesquisada e digitalizada  de Chiquitinha  Maravilha. Click aumentando o zum e leia legenda  do jornal.


VER   LINDAS FOTOS/SÚMULAS DE   JOGOS  DE FRANK CHAGAS  DE  MAIO DE 1959 A MAIO DE 1964, INÉDITOS NUMA DOCUMENTAL DE MEMÓRIAS  DE JOGADORES  EXCELENTE  DA  PRIMEIRA METADE  DA DÉCADA DE 1960.

CLICK NO LINK ABAIXO...

  

MAIS DE 281 MIL ACESSOS
MAIS DE 111 MIL ACESSOS INTERNACIONAIS
USA MAIS DE 39 665 MIL
BRASIL MAIS DE  168 MIL 
RUSSIA   10 873 MIL 
MALASIA MAIS E 15  MIL

                 CHIQUITINHA MARAVILHA - MEIO CAMPISTA!

       O  matense  Gamaliel Chagas, aos 21  anos, Seleção Matense x  Santo Amaro, Intermunicipal 1972, Estádio Municipal de Pojuca  (Luis Viana Filho). Foto  Chiquitinha Maravilha


TOTAL DE  ACESSOS MAIS  DE 493 MIL 23/11/14



Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
249935
Estados Unidos
83468
Alemanha
75579
Malásia
19720
Rússia
12867
China
10273
França
2825
Portugal
2147
Cingapura
1307
Espanha
1202

HOMENAGEM PÓSTUMA! 
TROFÉU HONRA AO MÉRITO AO VISCONDE  DA  TORRE DE  GARCIA D'ÁVILA
  CEL ANTONIO JOAQUIM PIRES  DE CARVALHO E ALBUQUERQUE 
BENEMÉRITO DO POVO MATENSE, BAIANO E BRASILEIRO!

  HOMENAGEM  DO BLOG  CHIQUITINHA MARAVILHA
 E DOS MATENSE, DOS  BAIANOS!


TROFÉU HONRA AO MÉRITO!
HOMENAGEM PÓSTUMA.....




LINK DESSA  HOMENAGEM PÓSTUMA  O VISCONDE DA  TORRE DE GARCIA  D'ÁVILA E SEUS DESCENDENTES A EXEMPLO  DE  CRISTÓVÃO DE AVILA PIRES  JR. ENG} MILITAR  DE FORTIFICAÇÕES E PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO GARCIA D'ÁVILA

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/04/ao-visconde-da-torre-de-garcia-davila-e.html


RELÍQUIAS  HISTÓRICAS
 DE  MATA DE SÃO JOÃO

Cidade  de  Mata  de  São João na  década de  1950
Praça  Barão Açu da Torre na  década  de  1950,  notar o coreto   no centro da  referida praça,

 RELÍQUIA   HISTÓRICA  DA ENTÃO VILA DE  MATA DE SÃO JOÃO /DÉCADA DE 1910!
Atual Praça  Barão Açu da  Torre   na  Década  de  1910. Foto na pesquisa  de   Gamaliel Chagas (Poty, Chiquitinha  Maravilha). Destaques  para  os  edifícios   do  antigo Mercado de farinha, atual casa  da  cultura, Igreja Matriz  S. João Batista, Palmeiras Imperiais e  prédio  da  Intendência  Municipal (antiga  prefeitura, atual Secretaria  Social, 2013,  prédio   da  antiga   Padaria  de Zé Bispo, Casa  comercial de Salomão Silva  (na  década de 1950). Na  época  da   foto acima,   era  uma  só   as  atuais praças  amado Bahia  e   Barão Açu da  Torre, sendo nominada a Praça da  Foto Praça da  Intendência Municipal. Legenda  de Chiquitinha Maravilha.


RELÍQUIA HISTÓRICA DE  1957!
Chiquitinha  Maravilha   na  foto,  aparece sentado com as  mãos  no rosto perto dos olhos, de  camisa branca, aos  6  anos  de idade   no ano  de  1957  na    Praça  Engº   Lauro de Freitas (da  Leste  Ferroviária). No local  onde  foi  inaugurada  dia 13/04/2013,  a   Quadra   Poliesportiva Escolar Coberta  Rosalvo  Romero  Fernandez





           SÃO JOÃO BATISTA - PADROEIRO DE MATA DE S. JOÃO/BA

           SÃO JOÃO BATISTA BATIZANDO JESUS CRISTO
no Rio Jordão. S. João Batista  Padroeira   de Mata de São João/BA. QUADRO  DE FAIANÇA PORTUGUESA NO VARANDAL DA CASA RESIDENCIA DE CHIQUITINHA MARAVILHA / ceramista  Eduardo Gomes, lusitano de Aveiro/Portugal. Data  do fabrico do painel ano 1984



  • PARABÉNS   MATA  DE SÃO JOÃO!  453  ANOS 
  •         DE   FUNDAÇÃO/ 15/03/1561 A 15/03/2014!

SAM 1908 x264 PARABÉNS MATA DE S. JOÃO 453 ANOS DE FUNDAÇÃO

    • 1 mês atrás
    •                      
    • 24 visualizações
    VIDEO NARRADO E FILMADO POR CHIQUITINHA MARAVILHA DIA 15/03/2014 DIA DA FUNDAÇÃO DA POVOAÇÃO QUE ORIGINOU O 

SAM 1834 x264VIDEO LARGO DO BONFIM DE MATA 15/02/14 ALDEIA S JOÃO BA.

    • 2 meses atrás
    •                      
    • 129 visualizações
    VIDEO NARRADO, FILMADO POR CHIQUITINHA MARAVILHA NO LARGO DO BONFIM DE MATA DIA 15/02/14 FESTA DO BONFIM DE MATA.…


SAM 0739 x264 A 1 - HISTORICO- LOCAL DA FUNDAÇÃO DA2ª ALDEIA DE S. JOÃo BATISTA/MATA S. JOÃO

    • 2 meses atrás
    •                      
    • 27 visualizações
    Vídeo narrado, filmado e produzido por Chiquitinha Maravilha dia 30/01/14 no atual Coina Sagrada do Largo do Bonfim de Mata de S. João, local da fundação da Segunda Aldeia Jes…


SAM 0769 x264 A3 HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO 2ª ALDEIA DE S. JOÃO BATISTA/BONFIM MATA

    • 2 meses atrás
    •                      
    • 15 visualizações
    Video com 10 minutos e 54 segundo filmado do Coro do Edifício da Igreja do Bonfim de Mata, filmado, narrado e produzido por chiquitinha Maravilha, mostrando o Largo do Bonfim…


SAM 0742 x264 A2 - HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA BONFIM DE MATA S. JOÃO/BA. -

    • 2 meses atrás
    •                      
    • 24 visualizações
    A2 - Video com 19 minutos e 01 segundo filmado do Largo do Bonfim de Mata, filmado, narrado e produzido por chiquitinha Maravilha, mostrando o Largo do Bonfim de Mata onde…

SAM 0466 x26 BATIZADO DE CAPOEIRA NA CASA DA CULTURA CIDADE DE MATA DE S. JOÂO 20/11/13

      • 4 meses atrás
      •                    
      • 44 visualizações
      Vídeo narrado, filmado e produzido por Chiquitinha Maravilha contendo 12 minutos, exibições fantástica dos Mestres e Alunos da Cidade de Mata de S. João, batizado com entrega de Diploma...


    • Chiquitinha Maravilha enviou um vídeo

SAM 0418 x264 HISTÓRICO DA IGREJA DO SENHOR DO BONFIM DE MATA 1758

      • 5 meses atrás
      •                    
      • 47 visualizações
      Vídeo do dia 16/11/2013, narrado, filmado, produzido por Chiquitinha Maravilha, contendo histórico da história da edificação da citada igreja, localizada no atual Largo do Bonfim de Mat...


    • Chiquitinha Maravilha enviou um vídeo

SAM 0390 x264 SITIO HISTÓRICO DA ALDEIA JESUITA DE SÃO JOÃO BATISTA 15/03/1561

      • 5 meses atrás
      •                    
      • 45 visualizações
      Vídeo com 20 minutos narrado filmado e produzido no Laro do Bonfim de Mata, por Chiquitinha Maravilha no dia 16/11/2013, sábado, descrevendo os acontecimentos histórico atual Largo do Bonf...


    • Chiquitinha Maravilha enviou um vídeo

SAM 0389 x264 HISTÓRICO - LOCAL DA FUNDAÇÃO DA ALDEIA DE S. JOÃO BATISTA /MATA S. JOÃO/BA

      • 5 meses atrás
      •                    
      • 71 visualizações
      HISTÓRICO/INÉDITO!
      A 2ª ALDEIA JESUÍTA DE SÃO JOÃO BATISTA
      Vídeo filmado, narrado e produzido no dia 16/

SAM 3817 x264 SETE DE SETEMBRO NA CIDADE DE MATA S. JOÃO 2013

    • 7 meses atrás
    •                  
    • 153 visualizações
    Vídeo com 18 minutos e 6 segundos, do Desfile Cívico realizado na cidade de Mata de São João/Ba, dia 07/09/








Nenhum comentário:

Postar um comentário